A Quadrante integra o consórcio responsável pela fiscalização da empreitada de modernização do troço de 11 km da Linha do Leste, entre Elvas e a fronteira Espanhola em Caia, um projecto integrado no futuro Corredor Internacional Sul e cujo auto de consignação foi recentemente assinado com a presença do primeiro-ministro português António Costa e o Presidente do Governo do Reino de Espanha Mariano Rajoy.
O projecto, cujo investimento se estima em 23,2 milhões de euros incluiu a ampliação da Estação Ferroviária de Elvas para permitir a manobra de comboios de mercadorias com 750 metros, a optimização e melhoramento das linhas e a adaptação do edifício da Estação para instalação de novas salas técnicas. Para além disso, está ainda previsto o alteamento das plataformas, a renovação integral da superestrutura de via e a construção de maciços de catenária para a eletrificação e novas pontes.
Este investimento integra a candidatura submetida e aprovada no âmbito do CEF – O Mecanismo Interligar a Europa, com a designação “Ligação Ferroviária Sines/Elvas (Espanha): Troço Évora-Caia e Estação Técnica ao km 118 da Linha do Sul”, referente à qual se prevê um financiamento comunitário de 40%.
Tiago Costa, administrador e responsável pela área de Transportes do Grupo Quadrante sublinhou que, “A criação do Corredor Internacional Sul, destinado sobretudo ao transporte de mercadorias, vai reforçar a ligação ferroviária de Portugal com a Europa. A modernização do troço entre Elvas e Caia, para além da redução do tempo de trajeto dos comboios, vai possibilitar o aumentar a capacidade diária de composições nesta região do país e ligar o Porto de Sines à fronteira, aumentando assim a nossa competitividade nacional”.