A KLOG atingiu em 2022, ano em que assinalou uma década de atividade, um volume de faturação de 130 milhões de euros. A empresa espera, este ano e no seguimento dos resultados e evolução alcançados, continuar a crescer, definindo como objetivo para 2023 uma faturação total de 160 milhões de euros.
Embora a divisão Intermodal continue a ser a mais significativa, representando 70 por cento do volume de faturação, foi no Air&Sea que a KLOG obteve uma performance mais positiva. Em 2022, a divisão passou a representar 20 por cento do volume de faturação, refletindo, desta forma, os resultados da estratégia de desenvolvimento e crescimento implementada ao longo do último ano. A KLOG Transportes cresceu mais de oito por cento face a 2021, obtendo, nesta divisão, um volume de faturação de, aproximadamente, 4,5 milhões de euros. Finalmente, a Divisão Land&Maghreb foi responsável por 10 por cento da faturação.
A equipa da KLOG é composta por 200 pessoas – número que tem vindo, também, a aumentar. Comparativamente a 2021, o número de colaboradores cresceu 25 por cento, cenário que implica uma adaptação por parte da empresa. “Um dos principais desafios do departamento de gestão de pessoas da KLOG será a implementação de um modelo de gestão de desempenho integrado com o portal de colaborador”, refere Egídio Lopes, managing diretor da KLOG. E acrescenta: “Acreditamos que esta ferramenta vai promover o feedback contínuo a todos os colaboradores, assumindo, assim, um papel fundamental na gestão e retenção de talento da KLOG”.
Sustentabilidade é prioridade em 2023
Depois de, no último ano, ter revalidado a certificação ISO 14064 (Responsabilidade e Verificação de GEE) – que valida o cumprimento das normas relativas à emissão de gases com efeito de estufa –, a KLOG vai reforçar o compromisso no combate às alterações climáticas. A empresa está, neste momento, a desenvolver o segundo relatório de sustentabilidade e, no final do ano, vai entregar certificados de carbono aos clientes que se destacarem no cálculo da Pegada de Carbono.
A consolidação da Divisão Land&Maghreb é, também, uma das metas definidas pela KLOG para os próximos anos. A empresa tem vindo a investir no desenvolvimento desta divisão, prevendo um crescimento na ordem dos 20 por cento – que se traduz numa faturação de 25 milhões de euros – até 2025. A recente integração da KLOG na Systems Alliance Europe (SAE) – uma rede dedicada ao desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor da logística e transportes, com especial foco na grupagem – representa um passo importante neste sentido e atesta a aposta contínua, por parte da empresa, em soluções inovadoras.
Recorde-se que, no início deste ano, a KLOG anunciou também uma nova parceria, com a empresa norte-americana project44. Ao abrigo deste acordo, a KLOG está a beneficiar de um serviço que permite um elevado nível de rastreabilidade de toda a mercadoria transportada através dos diferentes segmentos – incluindo Air, Rail, FTL, RORO, Short-Sea e Deep-Sea – e que, simultaneamente, garante a conexão entre portos marítimos e terminais ferroviários.