O Grupo BÖWE, grupo alemão de tecnologia integrada de automação presente em Portugal há mais de 40 anos, anunciou um investimento de cerca de 8,2 milhões de dólares na MOV.AI – uma startup dedicada ao desenvolvimento de Robots Móveis Autónomos (AMR’s). O investimento liderado pelo Grupo BÖWE inclui os investidores já existentes da MOV. AI – State of Mind Ventures, NFX e Viola Ventures.
Este investimento vai ao encontro da visão estratégica da BÖWE sobre a robótica no futuro da automação. Segundo o fornecedor, a automação desempenha “um papel cada vez mais importante na cadeia de abastecimento, especificamente na intralogística, com os robots na vanguarda desta tendência”. Os robots móveis nos armazéns vão crescer cerca de 40% entre 2021 e 2030, atingindo mais de 500.000 envios globais em 2030, indicou em comunicado (dados ABI Research). Até ao momento, o desenvolvimento e a implementação AMR’s tem sido “uma tarefa dispendiosa e morosa, devido a um software de robots monolítico e inflexível que está fortemente associado ao hardware de robots”, esclareceu o grupo.
“Estamos muito otimistas na capacidade da MOV.AI para modernizar o mercado da robótica, um mercado que é um pilar fundamental na automação industrial moderna e está preparado para o hiper crescimento”, afirmou Joachim Koschier, Managing Director do Grupo BÖWE. “A MOV.AI Robotics Engine PlatformTM permite uma colaboração estreita entre humanos e robots em projetos de automação – algo que o GRUPO BÖWE experimentou em primeira mão como cliente. A transformação digital que ocorre no espaço intralogístico requer flexibilidade, agilidade operacional e manutenção. A MOV.AI fornece a infraestrutura completa e as ferramentas necessárias para criar e operar frotas de qualquer AMR.”
A MOV.AI Robotics Engine Platform altera a forma como os AMR’s são construídos, separando o software do hardware e oferecendo aos fabricantes de AMR e integradores de automação as ferramentas de qualidade empresarial de que necessitam para uma automatização avançada.
“Estamos entusiasmados por ter um líder tão inovador como o Grupo BÖWE a juntar-se ao nosso forte grupo de investidores”, disse Motti Kushnir, CEO da MOV.AI. “A pressão sobre as cadeias de abastecimento cria uma oportunidade para os fabricantes de AMR e integradores de automação, que precisam de desenvolver e implantar robots que atendam rapidamente às necessidades dos clientes. O Grupo BÖWE é um líder no mundo da intralogística e automação. Os seus conhecimentos e especialização vão impulsionar a MOV.AI e a capacidade de atender às necessidades dos clientes e alargar o nosso alcance de mercado.”