Devido à pandemia de Covid-19 e por determinação do Ministério da Economia e da Transição Digital e do Ministério da Agricultura, foi criado o Grupo de Acompanhamento e Avaliação das Condições de Abastecimento de Bens nos sectores Agroalimentar e do Retalho face à necessidade de acompanhar e avaliar a evolução da cadeia de abastecimento nestes dois sectores.
«Entre os objectivos do Grupo está a antecipação de eventuais situações de perturbação no provimento regular ou comportamentos individuais desproporcionais face às necessidades efectivas dos cidadãos», segundo comunicado.
O Grupo de Trabalho tem ainda como objectivo delinear, se necessário, medidas preventivas ou correctivas destinadas a manter ou restabelecer as normais condições de abastecimento.
A primeira reunião deste grupo decorreu hoje e contou com a presença do Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres, e do Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Russo.
Quanto a este assunto, a APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição) já fez saber que os seus associados têm registado um aumento da procura de produtos, tendo sido sempre assegurada a sua reposição. «Este aumento é semelhante ao registado em situações anteriores e compreensível pelas medidas assumidas para controlo da situação e que implicam a permanência dos consumidores nas suas casas.
Evidentemente que com um maior afluxo repentino e aumento da procura em alguns produtos, a logística tem de se adaptar a estas alterações para que a reposição se faça rapidamente de modo a satisfazer as necessidades dos consumidores. Isso está a ser feito e dentro da normalidade», avançou ontem a associação.