GLS acelera a implementação de lockers em Portugal

A opção de levantamento e devolução fora de casa (Out-of-Home – OOH) está a tornar-se um novo padrão para muitos consumidores, e a GLS está a responder a esta tendência com uma expansão acelerada da sua rede europeia. Em 24 meses, a rede OOH da GLS cresceu de 70.000 para 130.000 pontos.

Este crescimento acompanha a evolução das preferências de entrega. Atualmente, segundo a empresa, 29% das encomendas B2C do Grupo GLS são entregues ou levantadas em localizações OOH. Os volumes associados a este modelo mais do que duplicaram face a dezembro de 2024 e, durante a época alta, o volume OOH aumentou 43% em comparação com o ano anterior, refletindo uma procura cada vez maior por alternativas à entrega ao domicílio.

A rede OOH da GLS, incluindo parceiros, integra aproximadamente 100.000 Parcel Shops e 30.000 lockers em toda a Europa. Esta rede complementa, e reforça a entrega ao domicílio, que continua a ser um pilar do serviço GLS, com tracking em tempo real e possibilidade de redireccionamento da encomenda em trânsito.

“Esta mudança de hábitos é clara: as pessoas querem mais controlo sobre quando e onde recebem ou devolvem uma encomenda. Em Portugal, estamos a acelerar exatamente essa resposta, com a implementação da nossa rede de lockers e uma base já sólida de mais de 1.000 Parcel Shops, para dar ao destinatário mais liberdade e mais previsibilidade,” afirma David Barrero, Diretor-Geral da GLS Portugal.

Written by