Garland reabilita antiga fábrica da Yazaki Saltano em Gaia
29 de Novembro de 2016
O grupo Garland tem um novo centro logístico no Norte do país, o qual resulta da reconversão da antiga fábrica da Yazaki Saltano, em Vila Nova de Gaia. A transformação do espaço esteve a cargo da Garcia, Garcia e decorreu em duas fases – a primeira concluída em Dezembro de 2014 e a segunda em Outubro desde 2016.
O projecto permitirá à Garland reforçar a sua capacidade logística no Norte do país, passando a dispor de mais de 33.000m3 de área final de armazenagem. O novo centro, cuja segunda fase ficou concluída no final de Outubro, ocupa a totalidade das instalações da antiga Yazaki Saltano e a sua capacidade já está totalmente ocupada. O plano de trabalho contemplou, numa primeira fase, realizada no final de 2014, a reabilitação de uma nave com 15.000m2 e uma área administrativa com 150m2. Face ao crescimento dos negócios dos clientes e consequente necessidade de maior área logística, a empresa adjudicou a segunda intervenção, a qual pressupõe a reabilitação do restante complexo, estando projectada uma cave com 7.500m2, espaço de mezzanine com cerca de 1.000m2 e naves para armazenagem em altura com 9.500m2, bem como um bloco social e administrativo com 300m2.
No edifício, para além da intervenção de reforço estrutural, foram desenvolvidos trabalhos de reparação e substituição da cobertura e de revestimentos de fachadas. Ganha destaque a utilização na cobertura de chapas de luz, cobrindo perto de 10% da área total. Promovendo a iluminação natural, esta solução irá conferir conforto a quem trabalha no edifício, bem como irá permitir uma significativa poupança energética. No novo complexo logístico destaca-se ainda a instalação de modernos sistemas de detecção e extinção de incêndio e de um sistema de desenfumagem.