Galp disponibiliza combustíveis marítimos mais limpos nos portos portugueses a partir desta semana. A marca disponibiliza, em todos os portos de Portugal Continental a partir do próximo dia 15 de Novembro, um novo combustível, com «apenas 0,50% de enxofre», que cumpre regras da IMO obrigatórias para todos os navios a partir de 1 de Janeiro.
A Galp vai passar a fornecer um novo fuel de marinha com um teor de enxofre máximo de 0,50%, compatível com a nova regulamentação da Organização Internacional Marítima (IMO) que se aplicará a todos os navios a partir do dia 1 de Janeiro.
«Com este novo produto, a Galp disponibiliza os meios para que os seus clientes possam fazer face à alteração mais profunda de sempre no panorama internacional dos combustíveis para a navegação, comparável apenas à substituição do carvão pelo fuel, no início do Século XX», explica a empresa.
Esta mudança irá desencadear uma redução acentuada das emissões poluentes do sector do transporte marítimo a nível global, contribuindo para um ambiente mais sustentável.
O novo fuel, designado VLSFO 0,50%S, é o resultado de um trabalho de pesquisa laboratorial em que a Galp testou mais de 160 formulações diferentes durante quase dois anos. Este combustível «é exclusivamente produzido nas refinarias de Sines e Matosinhos e será fornecido por barcaça, veículo-cisterna e linha», conclui a Galp.