A Schneider Electric viu a sua fábrica de Le Vaudreuil, em França, ser eleita como uma das nove maiores referências a nível mundial, que incorporam as tecnologias da Quarta Revolução Industrial na produção moderna. Esta distinção foi feita no decorrer da 12ªAnnual Meeting of the New Champions, do Fórum Económico Mundial, em Tianjin.
As fábricas reconhecidas no Fórum Económico Mundial, utilizam uma «vasta gama de tecnologias» da Quarta Revolução Industrial, em escala, mantendo as pessoas e a sustentabilidade como foco das suas estratégias de inovação. Inteligente e integrada, a fábrica da Schneider Electric em Le Vaudreuil introduziu ferramentas digitais, como a realidade aumentada, que conferem aos operadores visibilidade sobre as operações, a manutenção e o uso de energia em todos os locais, o que contribuiu para a redução de 30% dos custos de manutenção e para o aumento de 7% na eficiência geral do equipamento.
Também a fábrica da Schneider Electric de Wuhan foi reconhecida pela comunidade de especialistas do Fórum como uma referência em desenvolvimento, devido à adoção de tecnologias de fabrico inteligentes na China. Escolhida há dois anos como local para dar início à viagem de transformação digital da Schneider Electric, a fábrica de Wuhan utiliza a arquitetura EcoStruxureTM for Industry, da Schneider Electric, definindo o padrão para as fábricas inteligentes na China e noutros locais. «A fábrica implementou a avaliação de desempenho e fiabilidade dos ativos através de soluções baseadas na IIoT e na cloud, as quais permitiram obter um retorno sobre o investimento em seis meses», segundo comunicado.
Alain Dedieu, Senior Vice President, Strategy, Industry Business da Schneider Electric apresentou a implementação de tecnologias inovadoras da Schneider Electric nas suas fábricas, «com o intuito de demonstrar como o mundo conectado e digital de hoje proporciona excelência operacional, bem como vantagens empresariais competitivas, através de uma melhor experiência do cliente». Destacou ainda como as práticas da cadeia de abastecimento global da Schneider Electric têm contribuído para acelerar a indústria sustentável e ecológica.
Mais de 70% das empresas que estão a investir em tecnologias como analítica de grandes volumes de dados, inteligência artificial ou impressão 3D não têm capacidade para implementar os seus projetos para além da fase experimental. Neste sentido, o Fórum Económico Mundial lançou a rede de “fabricantes de referência” de forma a criar uma plataforma de aprendizagem onde estas fábricas captam os benefícios para o ecossistema dos fabricantes em geral, que inclui grandes organizações multinacionais, pequenas e médias empresas, start-ups, governos e o meio académico.
A Schneider Electric é uma das empresas que faz parte desta comunidade de elite da Quarta Revolução Industrial que irá abrir as suas portas para partilhar o seu conhecimento e melhores práticas com outras indústrias (tais como a indústria alimentar e de bebidas, a indústria eletrónica, etc.) «e em desenvolver um ecossistema de empresas inovadoras, que continuará a crescer e a promover a adoção de tecnologias de produção inteligentes.»