Flowmat desenvolve sistema de logística flexível para sector do calçado
4 de Outubro de 2016
No âmbito do projecto HighSpeedShoeFactory, a Flowmat desenvolveu um novo sistema de logística flexível integrada de suporte ao armazenamento e distribuição de materiais e componentes para o sector do calçado – o Flexi-Flow Supply Production.
Esta ferramenta está “assente num sistema de logística com capacidade para armazenar, gerir e distribuir, numa lógica de produção par a par, o elevado mix de materiais, resultante da crescente diversidade de modelos que compõem as colecções”, avança a empresa.
Como aponta, esta ferramenta é composta por um sistema de software de gestão e controlo, estruturas de movimentação derivadas de projecto mecânico, projecto de automação e projecto eléctrico, sendo que “dá particular atenção às cadências de produção e à flexibilidade”.
As principais características incluem um armazém dinâmico, dotado de um alto desempenho, com capacidade para armazenar contentores de dimensões e capacidades variáveis, assim como facilidades de movimentação, com base em soluções de automatização e identificação, que garantem uma total flexibilidade do seu manuseamento, através de abastecimentos contínuos, ininterruptos e sincronizados dos materiais e componentes, em conformidade com as necessidades de produção.
Inclui também um sistema de distribuição flexível, que pode ser integrado às linhas de produção e assentar numa conjugação de soluções de movimentação, como por exemplo, tapetes automatizados, racks e torres elevatórias. Por fim, inclui ainda soluções de gestão e apoio à decisão, com interface ao ERP da empresa, sistema de apoio à tomada de decisão na selecção e validação de materiais por encomenda, sistema de escalonamento com realocação dos materiais em função do plano director da produção da empresa, sistema de integração aos subcontratados e fornecedores e sistema de monitorização do processo em tempo real.
Segundo o CTCP, este sistema permite uma total integração das secções produtivas, o que possibilita a produção contínua par a par; facilita a produção de sapatos personalizados; elimina stocks intermédios; permite a produção com base em gama operatória em garfo; reduz o produto em curso de fabrico; permite acelerar o fluxo produtivo e financeiro e tem um armazém junto ao posto de trabalho. Este sistema comercializado pela empresa Flowmat já está implementado, com sucesso, em várias empresas de calçado.
O projecto HighSpeedShoeFactory, que previa a produção de calçado personalizado em 24h, arrancou em 2014 com a instalação do primeiro piloto na fábrica da Kyaia em Guimarães. O modelo está orientado para a produção unitária, par a par, sendo que o projecto liderado por um consórcio formado pela Companhia de Equipamentos Industriais; a Flowmat; a Silva e Ferreira e a Creativesystems, bem como pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto e Centro Tecnológico do Calçado de Portugal.