A FIRSTRULE, empresa de engenharia com experiência no sector das energias renováveis e na gestão de infraestruturas de telecomunicações, juntou-se à GS1 Portugal e a uma rede multissetorial de empresas com o mesmo propósito, ao aderir ao projecto Lean & Green. A empresa passa a integrar este programa de certificação das iniciativas de autorregulação com vista à redução das emissões de dióxido de carbono inerentes à respectiva operação logística e de transportes.
A organização conseguiu ainda assegurar a sua primeira estrela pela confirmação da respectiva redução de 20% de emissões de CO2 em relação à avaliação inicial.
“Nos últimos anos, face ao número de projectos em curso, dos quais se destacam mais de 200 centrais de produção de energia solar fotovoltaica, o fornecimento de luminárias de iluminação pública e carregadores de veículos elétricos, a actividade logística cresceu com a necessidade de distribuição de equipamento em Portugal Continental. Por esse motivo, tornou-se internamente imperativo reduzirmos custos e emissões decorrentes do processo logístico de forma sustentada, completando o processo de eficiência que desenvolvemos nos nossos projectos de energia solar fotovoltaica, bem como de gestão de infraestruturas”, esclarece Jorge Lourenço, Director Geral & CEO da FIRSTRULE. Numa primeira fase “foram determinados como objectivos uma redução mínima de 20% no ano 2021 e de 35% face ao ano base de 2019, objectivos agora atingidos e que se traduzem na atribuição da nossa primeira Estrela Lean & Green”.
João de Castro Guimarães, Director Executivo da GS1 Portugal, reforça que “esta adesão é indicadora de uma tendência cada vez mais notória de afirmação do papel central da sustentabilidade na estratégia e no plano operacional das empresas. O programa Lean & Green dá, nesse sentido, um contributo muito relevante ao premiar empresas que se proponham reduzir emissões de dióxido de carbono inerentes à sua operação logística, gradualmente, mas começando numa meta mínima, ambiciosa, de 20%, que, neste caso, a FIRSTRULE já alcançou”.