Depois de semanas encerradas, as unidades de produção de reconhecidas marcas do sector automóvel retomam a sua actividade de forma gradual e segura. É exemplo disso, o Centro de Produção de Mangualde do Groupe PSA que reinicia esta quarta-feira a sua actividade industrial, depois de serem implementadas medidas sanitárias reforçadas desde a paragem da fábrica. No dia 6 de Maio terão início os trabalhos de preparação nas unidades de ferragem e pintura, e, a partir de 7 de Maio, estarão em laboração todas as áreas de produção.
Yann Vincent, director industrial do Groupe PSA refere que: “Proteger os nossos colaboradores e as nossas actividades económicas continuam a ser os dois princípios intocáveis das nossas operações. O nosso protocolo de medidas reforçadas confere um elevado nível de protecção aos nossos colaboradores e é o primeiro critério para a retoma de actividade nas nossas fábricas. Com a actividade industrial a ser impulsionada pela actividade comercial, que é o nosso segundo critério, vamos relançar, de forma gradual e segura, o nosso aparelho industrial para produzirmos os veículos que são necessários aos nossos clientes. Estes dois critérios irão guiar as nossas decisões durante as próximas semanas e meses.”
O reinício da produção nas fábricas do Grupo ocorrerá nas próximas semanas, com uma primeira fase de reaberturas parciais da actividade industrial, entre 4 e 11 de Maio (a partir de 11 de maio em França), tendo em conta o contexto comercial (desconfinamento, reabertura dos concessionários e situação comercial de cada modelo) e a normalização progressiva dos fluxos de fornecimento de componentes.
Ford inicia produção em Espanha, Alemanha e Roménia
Também a Ford retomou no passado dia 4 de Maio a produção na sua fábrica de veículos de Almussafes em Valência, em linha com a reabertura anunciada na maioria das suas principais fábricas de veículos e de motores na Europa, a partir desta data. Com a reabertura é retomada a produção do novo Ford Kuga, o veículo mais electrificado da Ford.
A produção recomeça de forma faseada na fábrica de veículos Saarlouis e na fábrica de montagem e de motores em Colónia, na Alemanha, na fábrica de montagem de veículos de Valência em Espanha e nas fábricas de motores e veículos de Craiova, na Roménia. A produção retomará na fábrica de motores de Valência a 18 de Maio, enquanto que as fábricas de motores de Dagenham e Bridgend, no Reino Unido aguardam ainda uma data definitiva para o regresso à produção. Segundo a empresa, «a produção retomará lentamente, dando prioridade aos pedidos de veículos já vendidos a clientes pelos concessionários, aumentando gradualmente nos próximos meses até alcançar a plena velocidade de produção. Os planos de produção têm em consideração a disponibilidade dos fornecedores, as restrições de deslocações em cada país e a reabertura dos concessionários nos principais mercados, bem como a procura de consumo».
Foi implementada uma lista de standards globais na Ford, assente no distanciamento social e em acções de segurança e saúde nas fábricas da Ford e em outras instalações em toda a Europa.
A Ford está a produzir máscaras para utilização nas suas instalações em toda a Europa. Acredita que é uma forma de ajudar a reduzir a procura nas cadeias de fornecimento de equipamentos de protecção individual, necessários nos serviços médicos bem como em outras indústrias.