Um número crescente de fabricantes de água engarrafada está a procurar embalagens recicladas e alternativas, à medida que os consumidores tentam evitar o uso de garrafas de plástico descartáveis e os governos e empresas começam a proibi-las, informou o The Wall Street Journal.
No ano passado, a Evian comprometeu-se a aumentar o fabrico de garrafas de plástico reciclado de 30% para 100% até 2025. A Danone, empresa que controla a Evian, espera aumentar sua quota de mercado respondendo à pressão do consumidor para eliminar gradualmente o uso de garrafas de plástico de utilização única.
É necessária uma nova tecnologia de reciclagem para tornar as garrafas de água mais sustentáveis. A Danone acredita num novo processo da empresa Loop Industries, com sede em Montreal. Até agora, os testes mostraram que estas garrafas recicladas cumprem os padrões de qualidade da Danone. A Loop também assinou acordos de fornecimento com a PepsiCo e a engarrafadora europeia da Coca-Cola, segundo o The Wall Street Journal.
A água engarrafada é a bebida mais popular dos Estados Unidos, tendo destronado os refrigerantes em 2016. As vendas dispararam nos últimos anos devido às preocupações dos consumidores em relação à qualidade da água de torneira e preocupações com bebidas açucaradas. De acordo com a Beverage Marketing Corp., o consumo norte-americano de água engarrafada disparou 284% entre 1994 e 2017.
A maior parte desse crescimento vem de garrafas plásticas de uso único, que representam cerca de dois terços das vendas nos EUA, informou o The Wall Street Journal. Mas essas embalagens «vêm com grandes problemas de sustentabilidade». De acordo com a Ocean Conservancy, as garrafas plásticas de bebidas são o terceiro item mais comum nas praias, logo após pontas de cigarro e embalagens de alimentos. Além disso, produzir garrafas plásticas consome três vezes a quantidade de água contida no seu interior, e apenas 30% das garrafas de plástico são recicladas.
Espera-se que as vendas de água engarrafada diminuam este ano por causa da reacção dos consumidores e de novos regulamentos governamentais que começam a proibir o uso destas embalagens. Como resultado, os principais fabricantes de água engarrafada, como Danone, PepsiCo, Nestlé e Coca-Cola, estão a investir em alternativas e a prometer aumentar a quantidade de plástico reciclado nas suas garrafas.
Alternativas incluem garrafas biodegradáveis feitas de cogumelos e algas marinhas, bem como cartão usado e serradura. A água in a box também se tornou popular, com a JUST Water, a Boxed Water is Better, a Icebox Water e a RETHINK Water a oferecerem embalagens de base de papel mais ecológicas.
Existem desafios tecnológicos e outros enfrentados associados à reciclagem de garrafas plásticas de água. Esta situação pode mudar se a Danone e a Evian tiverem sucesso na sua parceria com a Loop Industries. As vendas podem “animar” e os consumidores preocupados com o meio ambiente darem uma nova “oportunidade” à água engarrafada. Caso contrário, as marcas de água em caixa e a água da torneira podem tornar-se alternativas.