Fábrica portuguesa produz Fuso eCanter
18 de Outubro de 2016
A Fuso realizou a apresentação mundial da terceira geração do primeiro camião ligeiro 100% eléctrico no salão automóvel de veículos comerciais de Hanover (IAA). A nova Fuso eCanter. No decorrer da apresentação deste novo modelo, foi também anunciado o início da produção em 2017 (em Portugal na unidade industrial do Tramagal), que serão entregues a clientes na Europa, Japão e Estados Unidos da América.
A Fuso eCanter é o resultado da melhoria do seu predecessor a Fuso E-Cell, e diferencia-se do modelo anterior não só em termos estéticos no exterior e interior, mas também nas características técnicas. As evoluções do novo FUSO – uma marca do Grupo Daimler 2 modelo eCanter resultam de exaustivos testes em ambiente real com o veículo da segunda geração, e do feedback dos parceiros envolvidos no projecto, em Portugal e na Alemanha. A nova eCanter, utiliza um motor eléctrico síncrono permanente que debita a potência de 185 kW e um binário de 380 N.m. A potência é transmitida ao eixo traseiro por uma transmissão de uma única velocidade.
O veículo apresentado no IAA possui um pack de baterias de 70 kWh. Dependendo do tipo de carroçamento, carga e utilização, a eCanter apresenta uma autonomia de mais de 100 km sem que seja necessário nenhum tipo de carregamento estacionário. As baterias estão distribuídas em 5 unidades, uma debaixo da cabine e as restantes quatro em ambos os lados do chassis. São baterias de iões de lítio, refrigeradas a água com um longo ciclo de vida, elevada eficiência, e agrupadas em packs compactos. Apesar do peso das baterias, a nova Fuso eCanter apresenta uma capacidade de carga notável para um veículo de 7,49 T, este novo modelo liberta 4,63 t de carga útil.
Packs individuais compostos de três a seis baterias de 14 kWh que se encontram em preparação param o início da produção em 2017. Esta característica permite que a eCanter tenha elasticidade suficiente para se adaptar às necessidades de utilização dos futuros clientes sejam elas autonomia, carga útil ou preço. Este conceito de personalização é baseado no feedback de alguns utilizadores, em que a carga útil é mais importante que a autonomia, já outros estão disponíveis para sacrificar alguma carga útil em benefício da autonomia (mais packs de baterias). Igualmente versátil são os tipos de carregamento, a Fuso eCanter permite que seja carregada a 80% numa hora com recurso a um carregador rápido ou 100% em sete horas numa tomada normal de corrente alternada.
No futuro os carregamentos rápidos de 170 kW, permitirão obter 80% de carga em apenas 30 minutos. O standard “Combo 2 plug” (conhecido como sistema de carregamento combinado) é utilizado para carregar. Os resultados dos testes realizados durante um ano em Portugal, com a segunda geração da Fuso E-Cell, mostraram que poupa cerca de 1.000 € por cada 10.000 km em comparação com um veículo equiparado de motorização diesel. Combinado com custos de manutenção 30% inferiores, tornam este veículo uma alternativa atractiva para os clientes. Estes testes comprovaram a adequação deste tipo de veículo para utilização intra-urbana.
A Fuso Canter é produzida em Portugal, na unidade industrial do Tramagal, para todos os mercados europeus, Marrocos e Turquia (cabines duplas). A Fuso é líder na produção de veículos comerciais ambientalmente responsáveis e tem mais de 40 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias eléctricas. A Produção em série do modelo Canter Eco-Hybrid (HEV) iniciou-se em 2006, sendo a segunda geração produzida desde 2012. A Fuso apresentou a primeira geração da Canter 100% eléctrica em 2010 no IAA, seguindo-se a segunda geração em 2014. A Fuso eCanter 100% eléctrica apresentada mundialmente no salão de Hanover de 2016, irá iniciar a fase de produção de pequenas séries em 2017.