A IVECO Espanha renovou até 2023 o seu acordo com a Fundação Juan XIII para a inclusão social e laboral de pessoas com incapacidade intelectual na linha de produção da sua fábrica de veículos industriais pesados em Madrid. Com esta acção, a IVECO «pretende contribuir para a eliminação do preconceito e de barreiras, dando especial atenção ao âmbito empresarial, bem como à sociedade, no geral.»
Através desta iniciativa, trabalham na linha de produção da fábrica da IVECO em Madrid cinco trabalhadores com incapacidade, formados e com experiência do Centro Especial de Emprego da Fundação. Posteriormente, existe a possibilidade de virem a ser integrados na empresa, a tempo indefinido.
«Por consequência, o processo resultou não só num ambiente mais colaborativo, mas também mais organizado, coesivo e interconectado, contribuindo, também, para a excelência de uma fábrica que foi distinguida com o nível “Ouro” no sistema World Class Manufacturing, sendo a primeira das 67 unidades industriais do Grupo CNH Industrial a consegui-lo», refere a empresa em comunicado.
“Através deste programa, a IVECO foi a primeira empresa industrial em Espanha a integrar pessoas com dificuldades cognitivas numa linha de produção, num projecto que tem sido um verdadeiro êxito, ao demonstrar que os trabalhadores com incapacidade intelectual podem ter um desempenho tão bom como qualquer outro trabalhador. Para as pessoas com incapacidade, poder fazer parte de uma empresa como a IVECO representa uma grande mudança nas suas vidas, permitindo-lhes ter melhores garantias para o seu futuro em ambiente laboral. Podemos sentir-nos orgulhosos de fazer parte de um Grupo onde a diversidade faz parte da nossa cultura. Estamos empenhados em apoiar a nossa sociedade e a continuar a trabalhar para integrar mais pessoas com incapacidade na nossa empresa, bem como de conseguir o nosso objectivo de reduzir as desigualdades”, afirmou Patricia Artigas, membro do comité de RSC da IVECO.