A FROMM Embalagem lançou no mercado português o sistema Airpad Paper, umas almofadas-de-ar «mais sustentáveis», produzidas a partir de papel reciclado. Esta solução é desenvolvida com um material inovador feito de papel e que se destina ao enchimento, protecção e acondicionamento de produtos durante o armazenamento e transporte.
Constituída por 99% de ar e 1% de filme/papel está disponível em duas variantes: Envolver e Encher, com o formato de 200x135mm e Proteger e Estabilizar, com o formato de 400x150mm (8 almofadas).
Segundo a empresa especialista em embalagem de transporte, esta solução surge em alternativa às almofadas-de-ar em plástico diminuindo o impacto ambiental. «Para o consumidor, é mais fácil receber uma encomenda com Airpad Paper do que com uma grande quantidade de papel ou plástico que são mais difíceis de descartar e de reciclar. Além disso, melhora a “experiência de desempacotamento”. Certificada pelo FSC esta é uma solução mais sustentável para o ambiente, visto ser constituída por 75% de papel reciclado, o que permite reduzir o consumo de recursos», explica Paulo Lima director-geral da FROMM Embalagem.
Ao ser um produto mais leve do que o papel amachucado, possibilita reduzir os custos com o peso/caixa, caixa/custo portes, o número de caixas expedidas e consequentemente o impacto no ambiente, refere a empresa. «É mais fácil de manipular e gera menos volume de produto/resíduo, uma vez que basta furar as almofadas Airpad Paper e reciclar».
De acordo com o responsável: «É uma novidade para o mercado de embalagem e para o ambiente, pois as poupanças em relação a sistemas concorrentes, são de 30% a 50%. Menos material, menos peso e menos espaço de armazenagem resultam na redução de custos e economias globais substanciais. Para além disso, em termos ambientais representa uma quantidade mínima de resíduo e pode ser reciclado. Na FROMM estamos um passo à frente, em inovação e tecnologia de embalagem, pois garantimos um transporte de produtos seguro e ecológico».
Os rolos de Airpad Paper são produzidos na máquina Airpad AP150, de «baixa manutenção e fácil de utilizar».