Os empregos de quase 1 milhão de trabalhadores no sector industrial americano estão directamente relacionados às exportações para o México, e esses empregos estariam imediatamente em risco caso a fronteira fechasse.
Se a fronteira com o México for fechada para empresas dos EUA, o custo poderia ser de 726 milhões de dollars por dia, segundo a The National Association of Manufacturers (NAM).
O economista-chefe da NAM, Chad Moutray, apresentou os seguintes dados estatísticos económicos:
Mais de 21.000 empresas industriais na América exportam para o México.
Em 2018, os EUA exportaram 265 mil milhões de dólares em mercadorias através da fronteira do México.
Os empregos de quase 1 milhão de trabalhadores industriais americanos estão directamente relacionados com as exportações para o México, e esses empregos estariam imediatamente em risco caso a fronteira fechasse.
Mais de 3,3 milhões de empregos americanos em outros sectores da economia dos EUA que foram criados como resultado desses empregos relacionados com a exportação também estariam em risco.
“O NAM esteve na fronteira para testemunhar a situação em primeira mão”, disse Jay Timmons, CEO da NAM. “O Congresso deve abordar imediatamente a reforma abrangente das leis da imigração para enfrentar problemas de segurança nacional e humanitárias que são um resultado directo de nosso actual sistema que necessita de reformas.
“O sector industrial apresentou a proposta ‘A Way Forward’, uma solução prática e abrangente que oferece garantias de segurança e humanitárias, enquanto simultâneamente mantém o foco na realidade económica. O Congresso precisa agir já para que os empregos no sector industrial não fiquem em risco, e esse plano deve servir como um ponto de partida positivo ”.