E-Commerce enfrenta problemas de embalagem devido à Covid-19

As embalagens dos produtos de grande consumo há muito que desempenham um papel crítico na experiência e utilidade com que os consumidores os vêm. Mas hoje, as empresas produtoras de embalagens têm de enfrentar exigências mais amplas dos consumidores à medida que estes exigem sustentabilidade e adoptam o e-commerce, bem como novos modelos de negócio, segundo um novo estudo realizado pela Lux Research.

O sector da embalagem está a enfrentar um escrutínio sem precedentes. A questão da sustentabilidade, principalmente dos resíduos de plástico, mas também as emissões de gases de estufa, tornam-se desafiantes para o sector. Estes são os novos pontos críticos à medida que novos regulamentos e a pressão por parte dos consumidores força a adopção de medidas. Mais importante, a Covid-19 acelerou a transição em direcção ao e-commerce, que atingiu no último ano um crescimento elevado.

O novo estudo da Lux Research, “E-commerce’s Impact on CPG Packaging,” analisa a questão de saber como é que o e-commerce pode alterar as embalagens dos produtos para atingir objectivos de sustentabilidade, exigências dos consumidores e oportunidades para inovação. A explosão do e-commerce criou uma tendência de novas embalagens desenvolvidas especialmente para as vendas online. Como o e-commerce é, neste momento, responsável pela maioria do aumento das vendas, dar atenção a este segmento vai ser crucial para as empresas de embalagens.

O mercado dos materiais de embalagem ainda é dominado pelas necessidades das supply chains das lojas físicas. Mas com a maioria do crescimento a ser proveniente do comércio electrónico (um canal de distribuição que utiliza mais embalagens do que as supply chains convencionais), vai ser necessário que as empresas de embalagem criem novas estratégias para que o seu crescimento possa continuar de forma sustentável.

O e-commerce está unicamente posicionado num sector que está a ter um desenvolvimento muito rápido, mas que é em muitos aspectos ainda imaturo. O desenvolvimento do design de embalagens específicas para o e-commerce vai afectar todos os outros tipos de embalagem. Para estas empresas, há uma grande oportunidade numa área ainda pouco explorada, a do design de embalagens para o e-commerce.

 

Written by