A DPD acaba de anunciar que irá investir €28 milhões no desenvolvimento de um novo hub de distribuição de encomendas em Loures, na região de Lisboa. O novo espaço, com uma área total de 12.000 metros quadrados, vai agora juntar no mesmo local a sede da empresa e as respetivas operações na área da Grande Lisboa – atualmente localizadas em São João da Talha (Loures) e Olivais (Lisboa).
A empresa explica que este investimento surge como resposta ao crescimento da atividade da DPD em Portugal, que em 2021 concretizou 23,8 milhões de encomendas (mais 10,8% que no período homólogo), totalizando uma faturação de €88,5 milhões. De acordo com Olivier Establet, CEO da DPD Portugal, “este crescimento é reflexo quer do aumento significativo e gradual que o comércio online está a ter em Portugal – o que corresponde a uma subida do número de entregas de encomendas – quer da capacidade da DPD em acompanhar a evolução das necessidades dos nossos clientes B2B e B2C, que procuram cada vez mais serviços de entrega que aportem facilidade, rapidez e comodidade à jornada de distribuição de uma encomenda, e que ao mesmo tempo consigam contribuir para a redução do impacto no ambiente”.
Segundo dados do último Barómetro e-Shopper 2022 da DPD: “podemos verificar neste relatório, o e-commerce continuou a crescer nos últimos dois anos, com o mercado português a ganhar novos e-shoppers, sobretudo em 2020 (8%), e novamente em 2021 (2%). Ao mesmo tempo, novas soluções como a rede pickup e os lockers ganharam ainda mais expressão, com 20% dos consumidores a aderirem a estas alternativas para usufruírem da maior comodidade possível no processo de recolha das suas encomendas.”
O novo hub de Loures, cuja conclusão das obras está prevista para maio de 2023, vem reforçar a resposta da empresa às entregas na área da Grande Lisboa, em particular às zonas de Lisboa, Odivelas, Loures, Vila Franca de Xira, Mafra, Torres Vedras, Alenquer e Carregado. O espaço juntará as atuais operações de São João da Talha e dos Olivais, e irá contemplar as atividades de triagem e distribuição, assim como no que diz respeito a todos os serviços administrativos.
“Estamos presentes em mais de 16 países na Europa, mas o VGP PARK Loures é especial pois a sua aquisição foi iniciada durante a Pandemia do Covid 19 e representa a resiliência e o acreditar da VGP no mercado nacional. Além de ser o nosso primeiro projecto 100% dedicado à logistica de Last-Mile, é também o nosso primeiro projeto em Lisboa, depois de em 2019 entramos em Portugal. Este novo park, que mais uma vez se pauta pelos princípios estratégicos do Grupo VGP sobre localização, sustentabilidade e eficiência energética, terá certificação Breem Excelente e já está 100% pré-alugado. Estamos muito satisfeitos com o facto de termos a DPD, um dos maiores players do seu sector, como inquilinos”, refere José Ferreira Country Manager da VGP Portugal.
Com este investimento, a DPD prevê apostar no aumento da sua frota e na contratação de novos colaboradores a médio prazo, consoante o crescimento da atividade. Numa primeira fase, as equipas serão constituídas pelos trabalhadores que trabalham, atualmente, nas duas operações (São João da Talha e Olivais) já existentes na região.
De destacar, também, a inovação associada à construção do novo hub, que irá contar com a instalação de uma nova máquina de triagem com um sistema de crossbelt único em Portugal. Além disso, e em linha com a estratégia verde de negócio da DPD, o novo edifício terá uma certificação Breeam Excellent – sistema de avaliação internacional desenvolvido pelo BRE (Building Research Establishment), que permite medir o grau de sustentabilidade ambiental dos edifícios – e disponibilizará, também, 120 postos de carregamento elétrico para veículos da sua frota.
A DPD tem apostado na adoção de uma estratégia de negócio verde, com uma forte aposta na descarbonização da frota, através de veículos elétricos, e de soluções de entrega e recolha de encomendas out of home, como os lockers e a rede de pontos Pickup, que assegura a redução das emissões de CO2 nas cidades ao permitir reduzir recursos e deslocações.