A DHL Express anunciou esta semana a encomenda de 14 Boeing Freighters 777, um negócio que inclui também opções e direitos de compra para 7 aviões adicionais. A entrega dos primeiros quatro aviões está prevista ficar completa em 2019.
Sobre este investimento, Ken Allen, CEO da DHL Express, explica que: “A aquisição das 14 aeronaves Boeing reflete uma substituição gradual da nossa frota intercontinental mais antiga. Sendo um tipo de avião de carga, energeticamente mais eficiente e mais fiável, com melhor alcance de longa duração, esta aeronave irá contribuir para as nossas metas de redução de emissões e permitir servir ainda mais mercados com voos ininterruptos. A DHL foi uma das primeiras a adotar este tipo de avião para o setor logístico e recebeu o terceiro B777F produzido pela Boeing em 2009.
A substituição de aviões intercontinentais não apresenta alterações em termos de capacidade, mas em termos operacionais aportam benefícios significativos de custo, eficiência e fiabilidade. A compra de aviões de carga próprios irá permitir à DHL Express melhorar o custo da divisão DHL Express no futuro.
Esta aposta é uma resposta direta à crescente procura de capacidade de entrega global, prevendo-se o crescimento das vendas de comércio eletrónico transfronteiriço para 4.480 mil milhões de dólares até 2021, o que significa um crescimento anual de 19,2%.
Os Freighters 777 da Boeing são os maiores aviões bimotor de carga no mundo, com uma capacidade de voo de 4.900 milhas náuticas (9.070 km) e 102 toneladas de carga. Estes aviões de última geração irão reduzir as emissões de CO2 em 18% em relação aos aviões que serão substituídos. “Esta nova realidade irá ajudar-nos a contribuir para uma maior sustentabilidade de acordo com o nosso objetivo de proteção climática, que tem como meta a redução a zero, de todas as emissões relacionadas com a logística, até ao final do ano de 2050”, adianta a empresa em comunicado. A DHL Express opera mais de 260 aviões, com 17 companhias aéreas parceiras em mais de 600 voos diários em 220 países.