DB Schenker traz inovações digitais para a cadeia de abastecimento de peças suplentes

A DB Schenker torna-se num pioneiro da logística sustentável de peças suplentes. “Somos o primeiro fornecedor global de logística a oferecer a entrega de peças suplentes através da impressão 3D. Os produtos do nosso armazém virtual estão disponíveis em muito pouco tempo e são fabricados exatamente onde são necessários”, disse o CEO da DB Schenker, Jochen Thewes, na primeira conferência da organização global Product Show.

O armazém virtual reduz os custos e prazos de entrega e protege o ambiente. “Isto exemplifica o que a logística do futuro pode fazer pelos clientes. O objectivo é evitar armazéns desnecessários e tornar as cadeias de abastecimento ainda mais estáveis e flexíveis”, afirma Jochen Thewes.

Face aos crescentes desafios na logística global, inovações digitais como a entrega de peças suplentes através da impressão 3D acrescentam valor aos clientes em muitas áreas. “Queremos encurtar distâncias e, ao mesmo tempo, manter os produtos disponíveis mais rapidamente e mais baratos. Para o conseguir, estamos totalmente empenhados nas inovações digitais”, explicou Jochen Thewes.

Em projetos-piloto, a DB Schenker já testou «com sucesso» o armazém virtual, concebido para clientes dos mercados da engenharia mecânica, automóvel e transporte ferroviário. Peças como handles, revestimentos e caixas foram produzidas a pedido do cliente. Sem pré-produção e armazenamento, a produção a pedido reduz os custos de compromisso de capital. O novo serviço da DB Schenker com um armazém virtual está agora a ser oferecido a uma vasta gama de clientes em todo o mundo.

A DB Schenker colabora estreitamente com a Deutsche Bahn, que já tem experiência em impressão 3D – com 80.000 peças fabricadas a partir de vários materiais e tecnologias. “De acordo com as nossas conclusões, até dez por cento dos inventários das empresas podem ser fabricados no local”, disse Jochen Thewes. As peças suplentes que são necessárias com relativamente pouca frequência e as peças que têm de ser armazenadas em grande número devido às elevadas quantidades mínimas de compra são particularmente adequadas para a impressão em 3D. O armazenamento virtual dos componentes é feito através do carregamento seguro das plantas em 3D na cloud.

Written by