A DB Schenker implementou a solução de TI avançada BinPACKER, um algoritmo que ajuda os especialistas em logística da empresa a optimizar o processo de planeamento da carga para empilhar objectos de diferentes tamanhos de forma mais eficiente, fazendo um uso mais eficiente do espaço limitado e garantindo uma menor proporção de vazio em todas as formas de transporte.
A inteligência 3D do BinPACKER «reduz tanto os custos das operações, fornecendo cotações mais rápidas e transparentes, assim como as suas emissões poluentes para a atmosfera», explica a empresa.
O BinPACKER foi desenvolvido pela unidade de análise de dados e estratégia global da DB Schenker. O algoritmo matemático é utilizado para calcular a solução de carga mais eficiente para transporte marítimo e terrestre ou paletes em armazéns. A ferramenta inclui uma visualização em 3D da disposição da carga e o ajuste fino de cada embalagem individual. O BinPACKER também pode ser utilizado para calcular os metros de carga de camiões LTL ou para proporcionar cotações.
A DB Schenker já implementou a primeira versão do BinPACKER nos seus terminais. Durante os testes piloto de carga de contentores e camiões, demonstrou-se que o BinPACKER ajuda a aumentar o uso do espaço dos contentores em até 10%.
Segundo Holger Köhler, director de Business Consulting Data Analytics da DB Schenker, «o BinPACKER é apenas um exemplo da inovação e das tecnologias disruptivas que a DB Schenker está a impulsionar para fornecer o melhor serviço aos seus clientes. Para utilizar este recurso, basta especificar as características da embalagem que se pretende enviar, tais como peso ou tamanho, proporcionando uma solução eficiente para empilhar as diferentes peças».