A DB Schenker juntamente com a Volocopter, empresa pioneira em mobilidade aérea urbana (UAM), lançaram o primeiro voo público do drone eléctrico de carga ‘VoloDrone’ no ITS World Congress 2021, na Alemanha. Dessa forma, verificou-se a «perfeita integração» do VoloDrone na cadeia de abastecimento através de uma demonstração de transporte de carga do início ao fim.
O voo de ensaio, que durou cerca de três minutos, descolou às 15:02 da estação de Hamburgo e atingiu uma altitude máxima de 22 metros. Para a simulação da entrega, o drone eléctrico foi equipado com uma caixa de carga que se encontrava no sistema de aterragem. Para iniciar o teste, as equipas de demonstração colocaram a carga útil do tamanho de uma europalete na caixa por baixo do VoloDrone e efectuaram uma descolagem suave. O drone transferiu então a carga útil para uma bicicleta de carga DB Schenker, aterrando em segurança. Assim que o pacote foi transferido com sucesso, a Cargo Bike entregou o pacote ao destino final, marcando uma conclusão da entrega de última milha totalmente eléctrica e multimodal.
Erik Wirsing, Vice-Presidente de Inovação Global da DB Schenker, afirmou que, “através do voo do VoloDrone, conseguimos demonstrar publicamente a nossa colaboração bem-sucedida e o progresso impressionante no roteiro de inovação e sustentabilidade da DB Schenker para uma logística mais limpa. A Volocopter provou mais uma vez que é o parceiro ideal para a ambiciosa estratégia da DB Schenker de reconfigurar as cadeias de abastecimento globais e levar a logística de transporte para a próxima dimensão, reduzindo simultaneamente emissões”.
A exposição de Hamburgo baseia-se na demonstração de controlo que os parceiros realizaram em julho deste ano em Estugarda. Isto estabeleceu o modelo para a implementação de operações do VoloDrone em instalações logísticas em todo o mundo. Com o primeiro voo público do VoloDrone, a Volocopter e a DB Schenker demonstraram como as operações com drones podem alargar a infraestrutura logística existente para o transporte terrestre ou marítimo, para criar cadeias de abastecimento e rotas de transporte inteiramente novas.
O VoloDrone é um drone totalmente eléctrico, sem tripulação, concebido para transportar qualquer uma das seis dimensões de paletes da Organização Internacional de Normalização (ISO), com um peso até 200 quilogramas e com um alcance de 40 quilómetros. Este drone eléctrico de descolagem e aterragem vertical (eVTOL) foi concebido para cumprir papéis verdadeiramente exigentes numa variedade de setores. Como membro da sólida carteira de aeronaves UAM da Volocopter para o transporte de passageiros (VoloCity e VoloConnect) e mercadorias nas cidades, o VoloDrone está posicionado para ser implantado em locais onde as opções convencionais de transporte atinjam os seus limites.
A UAM utiliza aeronaves inovadoras para oferecer soluções de mobilidade para as áreas metropolitanas. Para além do desenvolvimento da aeronave, a Volocopter está a organizar a infra-estrutura física (VoloPorts) e digital (VoloIQ) para apoiar estes serviços, que serão lançados nos próximos 2-3 anos. VoloIQ serve de espinha dorsal digital para as operações. Esta plataforma irá apoiar aspectos do ecossistema, tais como Organização de Manutenção Aprovada (AMO), Organização de Gestão da Navegabilidade Contínua (CAMO), Análise de Voo, Conectividade de Veículos, Operações Autónomas, etc.
O primeiro voo do VoloDrone teve lugar em 2019. Desde então, têm sido realizados testes de voo regulares em vários aeródromos na Alemanha. O drone tem 9,15 metros de diâmetro, 2,15 metros de altura e tem um peso máximo de descolagem (MTOW) de 600 quilos. As futuras operações VoloDrone serão totalmente eléctricas e com capacidade autónoma para além da linha de visão (BVLOS).