A DB Schenker e a Volocopter, empresa de mobilidade aérea urbana, desenvolveram o Volodrone, uma solução de entrega urgente e com emissão zero. Apresentado publicamente na semana passada, a semana passada, este drone de carga tem aplicações logísticas ilimitadas e funciona de forma autónoma e eléctrica, podendo transportar até 200 kg de carga com autonomia de até 40km.
Jochen Thewes, CEO da DB Schenker, explicou que os clientes «exigem soluções limpas, rápidas e inovadoras para as suas cadeias de abastecimento. Quando as infraestruturas dos meios de transporte convencionais estão sobrecarregadas ou inexistentes, os drones de carga oferecem a oportunidade de repensar as rotas de transporte. Assim, as possíveis aplicações em logística do Volodrone são ilimitadas”. O responsável garantiu ainda que a parceria com a Volocopter torna «o transporte com drones numa realidade cada vez mais tangível».
O VoloDrone será utilizado em áreas onde o transporte terrestre convencional encontra limites logísticos, de construção ou agrícola referiu Florian Reuter, CEO da Volocopter de construção ou agrícolas. «Temos dez anos de experiência em voo e um histórico avançado no processo de certificação junto à Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA), o que proporciona enormes sinergias para todas as nossas aeronaves».
As futuras aplicações logísticas dos drones de carga pesada incluem locais que são difíceis ou mais lentos de aceder por outros meios, como ilhas, transporte em regiões montanhosas ou locais isolados. Além disso, também permite entregas nas cidades.
O objectivo desta colaboração entre as duas empresas é impulsionar o desenvolvimento e o lançamento no mercado do VoloDrone para a indústria de logística. «A DB Schenker está a testar várias tecnologias inovadoras em todo o mundo para oferecer um serviço mais flexível e ecológico, bem como para reduzir ainda mais o ruído e as emissões de CO2», segundo comunicado.