Dachser passa a deter estatuto de sociedade de direito comunitário
19 de Fevereiro de 2015
O grupo Dachser apresenta-se agora ao mercado como uma Sociedade Europeia (SE). Neste âmbito, a Dachser GmbH & Co. KG transferiu para a Dachser SE os segmentos de negócio mais importantes – logística terrestre, que inclui as linhas de negócio European Logistics e Food Logistics, e Air & Sea Logistics – e, como futura sociedade matriz do grupo, passará a designar-se Dachser Group SE & Co. KG.
A forma jurídica da Sociedade Europeia oferece à empresa familiar o enquadramento ideal para unificar a sua estrutura societária, com filiais dentro e fora da Alemanha, numa moderna estrutura de holding, lançando, assim, as bases para o futuro da companhia. Na Alemanha, a partir de agora, a Dachser passará a apresentar ao mercado como Dachser SE. As denominações das companhias nacionais fora da Alemanha mantêm-se inalteradas.
A transformação da forma jurídica não implica qualquer alteração na estrutura dos parceiros: a Dachser não prevê a entrada em bolsa nem abrirá espaço à participação de investidores externos. Bernhard Simon, CEO da Dachser, explica a estratégia que está por detrás desta alteração jurídica: “Temos adaptado o quadro jurídico ao crescimento da empresa em todo o mundo”. “A Dachser é uma empresa familiar de sucesso e continuará a sê-lo no futuro”, remata o responsável. O actual Conselho de Administração actuará como instrumento de controlo também na Dachser SE.
No âmbito da Dachser Group SE & Co. KG, a comissão executiva e os cargos corporativos que reportam a essa comissão mantém as funções de gestão e controlo do grupo a nível global. A comissão executiva é composta por Bernhard Simon (CEO), Michael Schilling (COO Road Logistics), e que é simultaneamente vice-CEO, Thomas Reuter (COO Air & Sea Logistics) e Burkhard Eling (CFO). Abaixo do Conselho de Administração, surgem oito divisões operacionais, lideradas por managing directors.
Com excepção da Dachser Food Logistics – que se mantém sob a responsabilidade de Alfred Miller –, todos os segmentos estão subdivididos por unidades regionais: Ibéria, França & Magreb, Alemanha, Norte e Centro da Europa, no segmento de Logística Terrestre; EMEA, Américas e Ásia-Pacífico no segmento Air & Sea Logistics. “Através das oito divisões operacionais, reforçamos o nosso espírito empreendedor descentralizado que nos permite tomar decisões com maior flexibilidade e velocidade. Desta forma, aproximamos-nos, ainda mais, dos nossos clientes “, refere Bernhard Simon.