A Dachser organizou, pela primeira vez, um voo charter de Hong Kong ao Porto para dar resposta a um pedido urgente, informou a empresa. Esta resposta especial foi assegurada pela equipa da Dachser Portugal Air & Sea Logistics (ASL), que coordenou toda a operação, em articulação com a Dachser Hong Kong.
Nesta operação foi utilizado um avião cargueiro com capacidade de transporte de até 100 toneladas. Em Hong Kong, a Dachser recebeu a mercadoria de vários fornecedores e preparou-a para ser carregada. «Em 10 dias, o avião estava pronto», adiantou a empresa, referindo que «a operação exigiu uma grande capacidade por parte da equipa, uma vez que foi realizada em pleno ano novo chinês, período em que os recursos operacionais são muito limitados».
A carga seguiu, posteriormente, para o aeroporto do Porto. Já em Portugal, a equipa local da Dachser ASL ficou encarregue de todo o processo, desde a recepção da mercadoria até à gestão dos trâmites aduaneiros, terminando na entrega ao cliente final através da rede European Logistics (transporte terrestre) da empresa.
Para compensar a diminuição da capacidade de carga aérea, derivada da pandemia e da consequente suspensão dos voos de passageiros, a Dachser fretou, em 2020, mais de 100 aviões, «o que atesta a importância deste serviço para contornar as condições adversas provocadas pelo surto de Covid-19 no mercado global».
Na China, «a equipa da Dachser tem a capacidade de receber cargas, tanto na China continental como em Hong Kong e pode ainda gerir o transporte terrestre se necessário». Além do picking, da paletização e da rotulagem, a Dachser oferece outros serviços, como o repacking da carga. Refira-se que a empresa trabalha, também, com mercadorias perigosas, cumprindo a norma IATA DGR.
Em Portugal, os segmentos de negócio Dachser Air & Sea Logistics e Dachser European Logistics contam com mais de 200 colaboradores em sete localizações.