A Dachser continua a reforçar a aposta na sua estratégia de protecção climática através da expansão da frota de veículos “zero emissões” – camiões e carros de serviço que não emitem, directamente, gases com efeito de estufa ou outros poluentes atmosféricos. Numa fase inicial, a multinacional irá introduzir, pelo menos e até 2023, mais de 50 camiões eléctricos nas suas rotas europeias.
A Dachser adianta que irá ainda disponibilizar cerca de mil carros eléctricos, que passarão a fazer parte da frota de veículos de serviço. Paralelamente, o operador logístico irá, também, reforçar os seus projectos-piloto que visam o desenvolvimento e testes de camiões movidos a hidrogénio e equipados com tecnologia fuel cell. Acrescente-se, neste ponto, que a Dachser planeia ter veículos movidos a hidrogénio de diferentes fabricantes a operar na sua rede até ao início do próximo ano.
Actualmente, a Dachser recorre, principalmente, a veículos eléctricos para entregas urbanas na sua rede de grupagem. Na Europa, a empresa dispõe de bicicletas eléctricas de carga para as operações diárias e, também, de veículos eléctricos, com um peso bruto de até 7,5 toneladas. Para os veículos pesados, o único veículo deste tipo de que a Dachser dispõe é um modelo que se encontra em pré-produção: o Mercedes-Benz eActros de 19 toneladas. A solução opera em Stuttgart, na Alemanha, como resultado da parceria de inovação com a Daimler. Nos próximos dois anos, a Dachser planeia adicionar à sua frota pelo menos 50 camiões “zero emissões”, incluindo veículos pesados eléctricos e tractores de camiões de vários fabricantes, seja por meio de compra directa ou em cooperação com outros parceiros de transporte.
“Estamos a promover activamente o uso de veículos com nível nulo de emissões na nossa rede europeia com o objectivo de incorporá-los da maneira mais eficaz possível nos nossos processos de transporte. Estes são investimentos no futuro, que serão recompensados a longo prazo”, afirma Alexander Tonn, Chief Operations Officer (COO) Road Logistics da Dachser. O responsável acrescenta que “desta forma, e ainda este ano, vamos expandir o uso de camiões com zero emissões para o transporte regional. Temos, também, como objectivo recorrer a veículos eléctricos para mover as caixas móveis (swap bodies) e os semi-trailers nas nossas filiais.”
Para acompanhar esta transição, a Dachser prevê criar mais de 40 estações de carregamento rápido para camiões, cada uma com uma potência de carregamento de 180 kW. Todos estes pontos de carregamento serão abastecidos com electricidade verde, que será comprada ou produzida pelos próprios sistemas fotovoltaicos da empresa.