A Dachser cedeu os serviços de logística e um armazém com mais de quatro mil metros quadrados das suas instalações em Amorebieta, no País Basco, à Osakidetza, o serviço de saúde Basco, para a luta contra a Covid-19. O armazém, que funciona, agora, como um “epicentro logístico” contra o coronavírus, está disponível desde o final de Março, tendo já recebido e distribuído mais de 16 milhões de unidades de material sanitário de protecção pelas diferentes instituições de saúde e forças de segurança da Comunidade Autónoma do País Basco.
Todos os dias chegam, a esta plataforma de logística, mercadorias que a Osakidetza adquiriu localmente ou importou – através dos aeroportos de Bilbao, Foronda, Madrid e Barcelona –, assim como doações de vários pontos de origem. Uma vez recebida no armazém, a mercadoria é controlada e classificada pela equipa da Dachser para que o serviço de saúde Basco tenha informação actualizada sobre o stock de material existente, podendo aceder a esses produtos a qualquer momento. De acordo com as necessidades de cada unidade de saúde, a Osakidetza transmite os pedidos à Dachser, para que a multinacional de logística possa preparar a mercadoria por ordem de prioridade e avançar com a distribuição no próprio dia os diversos locais.
Actualmente, a Dachser conta com uma equipa de cinco elementos totalmente dedicada a esta operação, assegurando o serviço durante 24 horas, sete dias por semana. Nas últimas três semanas, o centro de logística fez a gestão de 110 pedidos de material, resultando num total de 793 paletes de equipamento. O armazém recebeu mais de 16 milhões de unidades de material sanitário, tendo preparado cerca de 900 pedidos, com um total de cerca de seis milhões de materiais distribuídos.