A Dachser anunciou a aquisição do fornecedor de serviços de carga completa de produtos alimentares que requerem controlo de temperatura e congelados na região nórdica: a Frigoscandia AB, com sede em Helsingborg, na Suécia. A aquisição está sujeita à aprovação das autoridades europeias da concorrência e está a ser feita à Mutares SE & Co.KGaA – um investidor de capital privado – para reforçar, ainda mais, a cobertura geográfica da Rede Alimentar Europeia. Prevê-se que a transação seja concluída no primeiro trimestre de 2024.
A força de trabalho da Frigoscandia, composta por 1.300 funcionários, está localizada, principalmente na Suécia, bem como na Dinamarca, Noruega, Finlândia e Países Baixos, e gerará receitas de 300 milhões de euros, em 2023. Fundada em 1948, a empresa é atualmente o principal fornecedor de serviços de carga completa para alimentos com temperatura controlada e congelados na região nórdica.
A Frigoscandia tem a capacidade de realizar entregas em pontos de venda graças a uma rede sólida e de alto desempenho através de três segmentos de negócio: o transporte doméstico, o transporte internacional – que cobre 51 mercados a nível mundial através de transportes rodoviários, aéreos e marítimos – e o armazenamento. Refira-se, ainda, que a inclusão da Frigoscandia como parceiro na Rede Alimentar Europeia, em 2019, sublinha a liderança de qualidade da empresa na logística alimentar, nos mercados estrategicamente importantes do norte da Europa.
Reforçar a posição da Dachser no campo da logística alimentar
“Estamos muito orgulhosos por adquirir a Frigoscandia e levar a nossa parceria estratégica de longa data para o próximo nível. Ao fazê-lo, estamos não só a alargar a nossa própria rede Dachser Food Logistics aos mercados nórdicos, mas também a reforçar a nossa posição como um dos principais fornecedores europeus de logística alimentar”, afirma Burkhard Eling, CEO da Dachser. “O nosso foco continua a ser o crescimento orgânico e sustentável. Além disso, este ano reforçámos a nossa presença em mercados-chave como o Benelux, a Oceania, a África do Sul, a Itália e, agora, os países nórdicos, através de aquisições específicas”, referiu o responsável.
Sem duplicação de estruturas
Segundo comunicado, a aquisição da Frigoscandia “não tem qualquer impacto na Rede Alimentar Europeia na Dinamarca, que continuará a ser servida pelo fornecedor logístico dinamarquês H.P. Therkelsen. Nos Países Baixos a participação da Müller Fresh Foods Logistics na Rede Alimentar Europeia também se mantém inalterada”. A aquisição da Frigoscandia pela Dachser proporciona, assim, “uma configuração altamente complementar para ambas as organizações, uma vez que a linha de negócio de logística alimentar da Dachser não tem atualmente presença própria na Suécia, Noruega ou Finlândia”. Consequentemente, a transação não resultará em quaisquer estruturas duplicadas e todos os trabalhadores da Frigoscandia AB serão transferidos para a Dachser, após a conclusão da aquisição.
Expansão da presença da Dachser nos mercados nórdicos
A Dachser está presente nos mercados nórdicos com a sua própria organização regional – representada pelas linhas de negócios European Logistics (bens industriais e de consumo) e Air & Sea Logistics –, desde 2005. A empresa tem 13 filiais na Dinamarca, Suécia, Finlândia e Noruega. Para Alexander Tonn, COO Road Logistics e Diretor-Geral da DACHSER Food Logistics: “A aquisição da Frigoscandia é um passo importante para acelerar o nosso crescimento, especialmente nos países nórdicos”.
E acrescenta: “Com esta aquisição, os nossos clientes nos países nórdicos e na Europa beneficiarão ainda mais da nossa capacidade de distribuição de alta qualidade. A nossa história provou que ambos os parceiros partilham um compromisso claro com a fiabilidade e a qualidade. Os colaboradores da Frigoscandia são os nossos guardiões da continuidade e da experiência em logística alimentar para os mercados nórdicos. Temos o prazer de os acolher na família Dachser”.