Dois mega pórticos de cais Ship-to-Shore (STS) chegaram à PSA Sines no passado dia 5 de dezembro que serão adicionados aos dez pórticos Super Post-Panamax existentes, permitindo que a PSA Sines opere os maiores navios porta contentores atualmente em operação na Península Ibérica.
O novo equipamento também desempenhará um “papel importante” na expansão da capacidade da PSA Sines de 2,3 para 2,7 milhões de TEUs (Twenty-foot Equivalent Units) e reforçará a posição da PSA Sines como o porto de entrada preferido da Península Ibérica, adiantou a empresa em comunicado.
As novas gruas STS partiram de Xangai a 7 de setembro e chegaram depois de terem estado no mar durante quase três meses. O novo equipamento, que se espera que esteja pronto para operações ao vivo em fevereiro de 2024, será agora submetido a seis semanas de testes e comissionamento.
A CEO da PSA Sines, Nichola Silveira, afirmou que: “Com um alcance de 24 filas de contentores e uma altura de 55 metros, teremos agora seis gruas de cais com capacidade total para movimentar navios com dimensões superiores a 24 000 TEU, sem limitações. Juntamente com a nossa força de trabalho polivalente e empenhada, os nossos níveis de produtividade reforçarão a nossa posição como um dos maiores terminais de contentores do sul da Europa.”
Desde o início das obras do terminal em 2000, a PSA Sines já investiu mais de 370 milhões de euros no desenvolvimento das suas instalações de última geração. Para continuar a “facilitar o aumento do volume de carga e a satisfazer as necessidades crescentes dos seus clientes”, a PSA Sines iniciou o seu projeto de expansão da Fase III, no valor de mais de 412 milhões de euros.
Quando a expansão da Fase III estiver totalmente concluída em 2030, o terminal poderá duplicar a sua capacidade de movimentação anual de 2,1 milhões de TEU para 4,2 milhões de TEU.