O Continente anunciou que reforçou este ano a compra de fruta da época aos produtores nacionais, nomeadamente de Pera Rocha do Oeste, Uva Red Globe, Maçã Golden e Maçã Gala de Alcobaça, em mais de 14 milhões de kgs.
O retalhista comprou 690 mil kg de uvas red globe aos produtores nacionais do Ribatejo, o que significa um aumento de 55% face ao mesmo período do ano passado, bem como 5,9 milhões de Kgs de Pera Rocha à DOP do Oeste, uma variedade exclusivamente portuguesa.
O Continente adquiriu ainda 5,6 milhões de Kg de Maçã Gala de Alcobaça toda adquirida a produtores nacionais da DOP Maçã de Alcobaça, e 2,7 milhões de kg Maçã Golden proveniente da IGP Beira Alta, DOP Maçã de Alcobaça, Alentejo e Trás-Os-Montes.
Os frutos DOP (Denominação de Origem Protegida) e IGP (Indicação Geográfica Protegida) realçam a ligação à zona de produção e a sistemas de produção local e garantem, em simultâneo, sistemas de certificação orientados para a sustentabilidade ambiental e para a qualidade de produtos.
O Continente tem investido na compra de frescos ao Clube de Produtores Continente (CPC), nomeadamente de Uva Red Globe, Pera Rocha do Oeste, Maçã Golden e Maçã Gala de Alcobaça, que estão no ponto ótimo de consumo nesta altura do ano.
A comercialização de fruta nacional que para além de ser produzida localmente, contribui para sistemas alimentares mais sustentáveis, através de cadeias curtas de abastecimento e desenvolvimento da economia local e regional.
Em 2020, através do Clube de Produtores Continente, a Sonae MC comprou à produção nacional 206 mil toneladas de produtos, num valor total de 365 milhões de euros, o que representa um crescimento de 28% em relação às toneladas compradas em 2019.