Este ano, 62% dos inquiridos europeus que fazem compras online receberam pelo menos uma encomenda danificada. Isto de acordo com o último estudo da DS Smith, dedicado a soluções de packaging sustentável, realizado em Espanha, Itália, Reino Unido, Alemanha e Polónia, que analisou o estado em que os compradores recebem em casa as encomendas resultantes de compras online.
Analisando aqueles que receberam artigos danificados numa compra online, os inquiridos receberam um total de três encomendas com defeitos no último ano, com um valor médio de 63,72 euros por artigo. Segundo o estudo da empresa, os produtos mais frequentemente danificados incluem vestuário (24%), calçado (18%), tecnologia para uso pessoal, como telemóveis, tablets ou computadores (15%), eletrodomésticos (14%) e produtos de beleza e cosmética (14%).
O relatório da DS Smith analisa também o impacto da Black Friday no comércio eletrónico nestas cinco economias europeias e destaca que, este ano, 54% dos inquiridos que compram online optarão por fazer compras online nesta data. O estudo revela que o e-commerce continua a crescer, impulsionado pelo interesse em categorias como a moda e a tecnologia, que são as mais solicitadas nesta altura do ano. Entre os inquiridos que irão participar na Black Friday e na Cyber Monday, o vestuário está no topo da lista de compras (51%), seguido da tecnologia (38%), do calçado (31%), dos produtos de beleza e cosmética (26%) e dos eletrodomésticos (23%).
O relatório da DS Smith prevê também que 358 milhões de embalagens serão devolvidas durante a Black Friday, este ano, em toda a Europa.
“As promoções da Black Friday atraem cada vez mais consumidores, mas temos de nos lembrar que cada embalagem danificada tem um custo ambiental e económico. Não só se desperdiça material e dinheiro, como as emissões de CO₂ aumentam devido às devoluções e reenvios”, explica Diogo Mendonça Tavares, Head of Commercial Operations Iberia da DS Smith. “Hoje em dia, compramos quase tudo online mas, durante o transporte, os produtos podem ser esmagados, sofrer quedas ou impactos. Uma embalagem bem desenvolvida é essencial para garantir que os artigos chegam a casa em ótimas condições”.
Para mitigar os problemas de produtos danificados no comércio eletrónico, a DS Smith desenvolveu uma gama de soluções de packaging “que se destacam pela sua segurança, proteção e sustentabilidade, e que foram especialmente concebidas para satisfazer as exigências do e-commerce atual”. A sua equipa de I&D utiliza tecnologia avançada que simula as quedas e as vibrações, avaliando a resistência de cada design para garantir que os produtos chegam em perfeitas condições.
Diogo Mendonça Tavares, Head of Commercial Operations Iberia da DS Smith, explica: “Na DS Smith, trabalhamos com o intuito de desenvolver soluções que resistam ao transporte dos produtos, utilizando acelerómetros que medem a velocidade e outras forças que as embalagens sofrem na cadeia de fornecimento”.