Enormes portões abrem e fecham, camiões chegam pelas estradas de abastecimento, e na produção os negócios acontecem. Todos os dias, centenas de pessoas deslocam-se para os parques industriais para trabalharem. Estes parques, pilares indispensáveis na indústria, nas operações logísticas, e uma enorme fonte de receita para os municípios, têm um longo caminho a percorrer desde a ideia inicial até a conclusão do projeto, sendo necessário um planeamento preciso.
O que é importante ao planear um parque industrial?
O desenvolvimento de projetos imobiliários de forma responsável e com o futuro em mente, deve envolver desde a sua base inicial de concepção o poder e os interesses locais, assim como os potenciais inquilinos. Um planeamento detalhado baseado em parcerias é indispensável quer para a construção da confiança entre as partes quer para a garantia de criação de valor. Questões como o tipo de inquilino, indústria ou logística, alterações ao projecto se necessário, entre outras, têm de ser clarificadas e definidas antes que o processo de planeamento se inicie. O factor humano é também importante. As pessoas envolvidas devem ter as suas responsabilidades definidas e as mesmas serem suficientemente claras para um alinhamento perfeito das sinergias.
Tudo deve ser, previamente, esclarecido para que um projeto de elevada relevância para a região possa ser realizado com rigor e cumpra com as suas expectativas de imagem e de retorno em receitas regulares e constantes, sendo este último, o objectivo final do município e dos seus residentes.
O que precisa ser levado em conta durante a implementação?
Um planeamento concreto (sólido) muitas vezes vai além dos conceitos de unidades de produção, estruturas de apoio e áreas de armazenamento. Normalmente, têm de ser construídas infraestruturas completas de transporte e têm de ser feitas várias avaliações, havendo situações relacionadas com a natureza e a proteção de espécies que devem ser levadas em consideração.
Deste modo, um conceito geral coerente e holístico é criado através de um trabalho cuidadoso, cuja intenção é atender o longo prazo e existir de forma sustentável. Considerações minuciosas, cooperação baseada em parcerias e uma troca constante de informação entre todas as partes envolvidas, são factores decisivos para o sucesso do projeto. Construir uma relação estável entre um investidor confiável, uma comunidade proativa e os inquilinos, paga dividendos.
Não apenas para os investidores e comunidade, a construção dos parques é também uma grande oportunidade para os inquilinos.
Um excelente exemplo de um grande projeto importante é o VGP Industrial Park Munich, no sul da Alemanha. Além da mundialmente famosa marca de carros BMW, o tradicional fabricante KraussMaffei, uma companhia global com grande poder de inovação, irá mudar-se para este parque. Desde cedo que especialistas planeiam a relocação, que será uma das maiores na região em mais de trinta anos e que terá início em 2022. Na nova localização, a companhia de 181 anos, vai implementar um conjunto de inovações, tais como laboratórios de pesquisa e desenvolvimento dos mais avançados do mercado, o conceito de “Fábrica Inteligente” para aumentar significativamente a produtividade através de digitalização, e a mais avançada logística automatizada. Além das inovacões ligadas ao negócio, as tecnologias de construção avançadas, coberturas e fachadas verdes, escritórios ergonómicos, e estações para carregamentos de veículos elétricos serão uma realidade. De acordo com o CEO da KraussMaffei, Dr. Frank Stieler, a nova localização trará “uma oportunidade do século para a KraussMaffei” e dará suporte à estratégia de crescimento global da empresa.
Passos direccionados ao futuro necessitam de parceiros confiáveis, o que o construtor KraussMaffei encontrou na VGP, um proeminente investidor imobiliário europeu em imóveis industriais e logísticos de alta qualidade. O desenvolvimento e resultados recentes da VGP, em mais dos seus 60 parques distribuídos por 12 países, assim como a sua larga experiência na construção, foram os factores para convencer a KraussMaffei.
Em Portugal, a VGP já se encontra a desenvolver um parque em Santa Maria da Feira, a 20 km do Porto, e estima apresentar até ao fim de 2020 dois novos parques na zona da Grande Lisboa.
VGP Park Santa Maria da Feira
O armazém logístico e industrial com 30.500 m2 de área arrendável, possui frações que podem ir desde os 2.500 m2 até à totalidade do parque. Implantado num terreno de 73.000 m2, o parque goza de um acesso privilegiado e direto à A41 e a A1 – junto às portagens de Vila Nova de Gaia.
Com uma altura interior mínima de 12 m, uma tensão de pavimento interior de 70kN/m2, rede sprinklers, escritório construídos à medida do cliente, e um rácio de 1 cais de camião por cada 900 m2 de armazém (podendo ser aumentado), o parque encontra-se dotado do mais moderno conjunto de infraestruturas adequadas à logística atual e ao desafios que a mesma enfrenta, actualmente.
Regime Aluguer (Preço sob Consulta)
Excelentes acessos à A1 e A41
• 14 min do centro de Vila Nova de Gaia;
• 18 min do centro do Porto;
• 22 min Aeroporto Francisco Sã Carneiro – Porto
Localização:
GPS: 41°00’44.9″N 8°34’38.0″W