Coca-Cola revoluciona logística em fábricas e armazéns

cocacola

cocacolaCoca-Cola revoluciona logística em fábricas e armazéns

15 de Dezembro de 2015

A Coca-Cola Iberian Partners apresentou, na sua fábrica de Galdakao (Bizkaia), as conclusões e encerramento do projecto europeu Pan Robots (Plug and Navigate Robots), através do qual se desenvolveu um veículo inteligente que representará uma revolução na logística de fábricas e armazéns.

O objectivo deste projecto é desenvolver, demonstrar e validar um sistema de automatização genérico para a logística em fábricas modernas baseado em LGV’s (veículos laser guiados) avançados.
O Pan Robots “traz uma importante melhoria para a segurança e produtividade”, aponta a empresa. Por um lado, “inclui novos sensores que permitem detectar pessoas e eliminar qualquer ponto cego”. E, por outro, “integra melhorias tecnológicas que fazem com que os veículos se movam com maior flexibilidade, liberdade e velocidade”.
O consórcio do Pan Robots propõe uma nova geração de LGV’s flexíveis, rentáveis, seguros e sustentáveis, em combinação com sistemas de infra-estruturas avançadas. Estes LGV’s avançados poderão transportar material e produtos em fábricas, baseando-se na planificação autónoma na rota e na navegação, de forma a permitir uma grande flexibilidade.
Trata-se de um projecto com o qual a Coca-Cola Iberian Partners pretende continuar a melhorar a eficiência dos seus processos através da inovação tecnológica.
Segundo Cesare Fantuzzi, gestor de disseminação do projecto Pan Robots, “este projecto representa uma revolução no terreno da logística, com o qual conseguiremos mais segurança e mais eficiência”.
Para Sergi Castells, da Coca-Cola Iberian Partners, “participar e liderar este projeto permitiu-nos assistir ao nascimento de uma nova tecnologia que mudará por completo a filosofia atual de funcionamento dos LGV’s no mundo industrial. A participação da Coca-Cola Iberian Partners contribuiu para potenciar esta mudança e ratificar a nossa aposta na inovação”.
O projecto, que contou com o impulso e a participação da União Europeia, teve uma duração de três anos e um investimento de 5 milhões de euros. No Pan Robots participaram os seguintes partners europeus dos sectores industrial, tecnológico, inovação e investigação: Sick AG (Alemanha), Elettric 80 (Itália), Università degli studi di Modena e Reggio Emilia (Itália), Teknologian Tutkimuskeskus VTT (Finlândia), Technical University of Cluj-Napoca (Roménia), y Coca-Cola Iberian Partners (Espanha).

Written by