A CHEP anunciou o relançamento do Q+, o seu quarto de palete de exposição. Esta nova versão é a primeira palete fabricada “inteiramente com resíduos de plástico pós-consumo1”, o que marca um passo significativo em direção aos progressos regenerativos no ponto da venda. Ao tirar partido do poder da circularidade na fase de conceção, a CHEP criou um produto que não só é inovador, como também é uma solução sustentável para o problema dos resíduos de plástico.
Daniel López, Product Management and Innovation Director na CHEP Europe afirma que “o serviço ao cliente, a inovação, a qualidade e o desempenho são extremamente importantes para a CHEP”. Daniel López, acrescenta que “os testes exaustivos realizados no conceituado Fraunhofer Institute, na Alemanha, e no Centro de Inovação da CHEP, em Orlando, validaram a durabilidade e consistência da nova palete de exposição Q+. Mais de dois anos de investigação e desenvolvimento, que envolveram várias versões do design, culminaram na reformulação deste produto. Este é um marco significativo no percurso da CHEP em direção às cadeias de abastecimento regenerativas, onde os produtos não só minimizam o impacto ambiental, mas também contribuem para o bem-estar do nosso planeta.”
A escala do problema dos resíduos de plástico levou a Comissão Europeia e a legislação a incentivar as marcas a reduzir o recurso a plásticos de utilização única. Para fazer face a esta questão, a CHEP procura conceber produtos que incorporem a sustentabilidade e a redução dos resíduos desde as fases inicias e, no fundo, aproveitar os resíduos de consumo que, de outro modo, acabariam num aterro. De facto, o upcycling permite a criação de produtos com mais valor que operam na economia circular, reduzindo os resíduos e a pegada de CO2 em toda a sua vida útil de serviço.
O quarto de palete de exposição Q+ foi concebido para ser circular, incorporando os princípios fundamentais de partilha e reutilização que definem o modelo de negócios da CHEP e é atualmente fabricado com 100% de resíduos de plástico pós-consumo2 e EUCertiPlaste, para validar o processo de incorporação do seu conteúdo de plástico reciclado3.
Criado há mais de 30 anos na Alemanha, o quarto de palete surgiu da necessidade do mercado de substituir os quartos de palete de madeira de utilização única. Os retalhistas procuravam uma solução que reduzisse os resíduos de madeira e as emissões de carbono e que aumentasse, ao mesmo tempo, a eficiência no embalamento, transporte e operações na loja. A CHEP, conhecida pela sua experiência em paletes e contentores em circuito fechado, colaborou com retalhistas, marcas de bens de consumo rápido e parceiros da indústria para desenvolver a primeira palete de exposição de plástico reutilizável. Desde o seu lançamento inicial na Alemanha em 1992, o quarto de palete expandiu-se pelos principais países da UE e pelo Reino Unido e é atualmente aceite por todos os grandes retalhistas europeus.
O relançamento da Q+ em 2023 traz mudanças significativas que a posicionam como um produto único e regenerativo no mercado. Esta filosofia regenerativa está no centro do Programa de sustentabilidade para 2025 da CHEP, que tem como objetivo ir além do zero (zero emissões, zero resíduos, zero desflorestação) e expandir o seu modelo circular e as suas colaborações para mais parceiros em todas as regiões.
Para além das suas credenciais de sustentabilidade, a Q+ destaca-se por características como o Blue Click®, um sistema patenteado de fixação em cartão que reduz o tempo no co-packing, confere mais estabilidade e minimiza os danos no produto que possam ocorrer durante o transporte de expositores de cartão pré-abastecidos para a loja.
Até à data, a CHEP produziu 1 milhão de paletes Q+, efetivamente recuperando e reaproveitando 2250 toneladas de resíduos de plástico. Ao seguir uma cadeia de responsabilidade rigorosamente controlada na obtenção de plástico pós-consumo, a CHEP assegura a integridade e sustentabilidade dos respetivos materiais.