Cepsa e Cosmo assinam memorando e potenciam negócios no mercado de lubrificantes

A Cepsa e a Cosmo assinaram hoje um memorando de entendimento com o objectivo de estudar novas oportunidades de negócio no mercado de lubrificantes a nível internacional, tanto em Espanha como no Japão.
O acordo celebrado abrange o estudo de potenciais sinergias na produção de lubrificantes e refrigerantes, a troca de tecnologia e formulações e a procura de possíveis parcerias na comercialização destes produtos, que lhes permitam ser mais eficientes.
Além disso, a parceria reflete também o interesse de ambas as empresas em alcançar um acordo para fabricar e fornecer lubrificantes e refrigerantes em nome da outra empresa, sob a marca Cepsa ou Cosmo.
As duas companhias, que integram o portfólio da Mubadala (a Cepsa a 100% e a Cosmo Energy Holdings em 20,8%), começaram a analisar oportunidades de negócios em 2014, quando assinaram um acordo inicial centrado no estudo de possibilidades de parcerias relativamente ao negócio de Exploração e Produção.
Esta aliança estabeleceu as bases para criar a subsidiária Cosmo Abu Dhabi Oil Exploration & Production Co. Ltd, a operar em conjunto nos Emirados Árabes Unidos. Através desta parceria (80% da Cosmo Energy Exploration, 20% da Cepsa), ambas as companhias operam quatro campos de petróleo em Abu Dhabi: Hail, Mubarraz, Umm Al-Anbar e Neewat Al-Ghalan, localizadas em águas pouco profundas a oeste do Emirado.

Negócio de Lubrificantes

A Cepsa possui um portfólio diversificado de lubrificantes, óleos-base e parafinas, que comercializa para mais de 80 países, desde 1950, através da sua equipa especializada em vendas. A Cepsa é uma das empresas líderes na produção e comercialização de lubrificantes e óleos-base em Espanha, onde tem duas fábricas especializadas, uma em San Roque (Cádiz) e outra em Paterna (Valência), onde, além dos lubrificantes, são produzidos refrigerantes de alta tecnologia. A companhia também exporta estes produtos para a Europa e outros mercados em expansão, como a América Latina, o Médio Oriente, o Norte de África e a Ásia.

Written by