Novo centro logístico de Mérida tem dois serviços semanais para Lisboa
5 de Março de 2014
O centro logístico ferroviário San Lázaro de Mérida, em Badajoz, Espanha, foi inaugurado oficialmente no início desta semana. O centro permitirá a saída de cerca de 40.000 contentores por ano.
Durante a inauguração oficial Ana Pastor, ministra do fomento, o novo centro está localizado num importante ponto estratégico, com bons acessos viários e multimodais que facilitam a entrada de mercadorias provenientes do resto da região. Além disso, destacou a conexão com o porto de Huelva.
O terminal logístico, da ADIF, é gerido, desde o início de Fevereiro, pela sociedade Desarrollo Logístico Estremeño SA, integrada por diversas entidades públicas e privadas para o desenvolvimento do transporte intermodal de mercadorias, englobando, por exemplo o Ayuntamiento de Mérida, a autoridade portuária de Huelva, a Caja Rural de Extremadura, o Cluster de Envases, Transporte Y Logística de Mercancías de Extremadura e o operador Railsider.
Neste momento, o terminal conta com dois serviços semanais que ligam o porto de Lisboa desde o início de Fevereiro. Estes tráfegos ferroviários serão aumentados no próximo dia 6 de Março, através de um novo serviço de contentores que unirá este terminal ao porto de Huelva. “A consolidação de este projecto envolve a reactivação do trafego ferroviário intermodal, assim como incentiva a dinamização de esta região, pelo que facilita a saída directa das suas mercadorias através da ferrovia até Lisboa, o porto de Huelva e outros pontos da Península”.
A ADIF adjudicou à sociedade Desarrollo Logístico Extremeño a gestão da prestação de serviços e a comercialização do centro logístico. Esta adjudicação tem uma duração de quatro anos, com a possibilidade de prerrogações anuais. O centro tem perto de 20.000m2.