CBRE na venda de portfólio de 19 activos logísticos na Europa
29 de Julho de 2014
A CBRE assessorou a venda do portfólio de logística com maior diversidade geográfica alguma vez transaccionado na Europa.
Coube à CBRE representar o SEB na venda do Portfólio Curve, composto por 19 activos, pelo valor de aproximadamente 350 milhões de euros à Blackstone, empresa de investimento internacional, e à Tritax, gestora de fundos de investimento.
O conjunto de 18 activos core, adquiridos pela Blackstone por 275 milhões de euros, distribui-se por oito países europeus: Áustria, França, Alemanha, Hungria, Países Baixos, Noruega, Espanha e Reino Unido.
O último activo do portfólio – uma nave logística com 70.147 metros quadrados, localizado em Doncaster, Inglaterra – com contratos de arrendamento vigentes de duração média superior a cinco anos, foi vendido separadamente à Tritax por cerca de 74 milhões de euros.
O portfólio combinado compreende um total de 504.444 metros quadrados de área locável com um volume de rendas superior a 24 milhões de euros anuais, distribuídos por 35 arrendamentos. Os ativos do Portfólio Curve são detidos por diversos fundos, dos quais três em SPV’s (Special Purpose Vehicles).
James Markby, Director do Departamento de Investimento Industrial & Logística da região EMEA da CBRE, explica que se trata “do portfólio do sector logístico com maior diversidade geográfica a ser transaccionado na Europa. O interesse que recebemos confirma o elevado nível de procura por parte dos investidores por activos logísticos de qualidade em todo o continente Europeu. Fizemos coincidir o timing da operação com a melhoria das expectativas económicas na região e com o regresso do interesse dos investidores a mercados antes considerados periféricos, como a Áustria, Hungria, Noruega e Espanha”.
A aquisição do portfólio, desde o início da sua comercialização até à assinatura dos contratos, foi concluída em menos de 12 semanas.