Camião autónomo faz viagem de costa a costa nos EUA em três dias

A tecnológica Plus.ai, empresa fornecedora de tecnologia para camiões autónomos, anunciou ter concluído a primeira operação comercial de um frete de costa a costa (EUA) com um camião autónomo. A viagem foi feita para a empresa Land O’Lakes, Inc. A viagem com uma extenção de 7.200 km, foi feita num camião autónomo L4 da Plus.ai, e decorreu entre os hubs da Land O’Lakes em Tulare na Califórnia e Quakertown na Pennsylvania e demorou menos de três dias. Este é o primeiro piloto comercial, que atravessa o território dos EUA, feito num camião L4, com um reboque frigorífico totalmente carregado com carga perecível.

Segundo a Plus.ai, este frete transnacional realizado para a Land O’Lakes mostra «a segurança, a eficiência e a maturidade seus camiões autónomos», que neste momento já realizam fretes para outras empresas várias vezes por semana.

O camião foi equipado com o sistema de direcção autónoma da Plus.ai, que utiliza fusão multi-modal de sensores, algoritmos visuais de aprendizagem profunda e tecnologias simultâneas de localização e mapeamento (SLAM). A viagem foi um marco importante na validação da capacidade do sistema em lidar com uma ampla variedade de condições climáticas e de estradas em total segurança. O veículo percorreu praticamente em modo autónomo 4.480 km nas estradas interestaduais 15 e 70, passando por terrenos e condições climáticas variadas. Um motorista de segurança esteve a bordo o tempo todo para monitorizar e assumir o controle, caso necessário, tendo também estado presente um engenheiro de segurança para monitorizar as operações do sistema.

A Plus.ai mostra-se muito satisfeita com os avanços contínuos que os seus camiões autónomos têm conseguido e por estarem a provar que viagens transnacionais nos EUA podem tornar-se uma realidade num futuro próximo. «Estamos empolgados em demonstrar o que nossa tecnologia já pode alcançar hoje, ao mesmo tempo que cumprimos rigorosos padrões de segurança de condução autónoma e conformidade no transporte de alimentos».

Na sua viagem contínua de costa a costa, o camião autónomo Plus.ai percorreu «com segurança dia e noite pelas extensas planícies do Kansas, estradas sinuosas das Montanhas Rochosas, estradas em obras, vários km de túneis, atingiu altitudes de 3.350 metros, enfrentou estradas chuvosas e com neve em direcção ao leste, tudo em menos de três dias. Esta é uma demonstração poderosa da segurança e eficiência que podem ser alcançadas quando os camiões autónomos se tornarem disponíveis comercialmente».

Written by