Câmara da Guarda quer tornar PLIE mais atractiva para empresários
9 de Setembro de 2014
A Câmara Municipal da Guarda quer tornar a Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial (PLIE) mais atractiva para os empresários. Como avançou o presidente daquela autarquia, Álvaro Amaro, em declarações à imprensa local, “precisamos de ter uma plataforma que atraia mais”.
Neste momento, estão em curso as obras de criação de um parque TIR para apoio e estacionamento ao transporte rodoviário internacional de mercadorias. A obra, cujo custo é de 144.000 euros, contempla uma área de 32.780m2 e prevê a criação de 110 lugares de estacionamento para viaturas pesadas – 15 para viaturas de transporte de frio – e 27 para ligeiras. O parque contará com videovigilância, segurança, balneários e refeitório. O responsável sublinha que a autarquia precisa de “encontrar uma forma de vender o espaço da PLIE”.
A PLIE integrava a rede nacional de plataformas logísticas, plano anunciado pelo anterior Governo. A plataforma conta com uma área de 96ha, sendo a sua estrutura accionista constituída pelo município da Guarda, Sociedade Geral, Gonçalves&Gonçalves, grupo Luís Simões, Joalto, Mota-Engil, Manuel Rodrigues Gouveia, ACG, NERGA, Ecosoros e ServiHomem.