CaetanoBus quer reduzir custo logístico através de centralização
18 de Março de 2014
A CaetanoBus está a expandir o seu armazém, tendo em vista a optimização do material disperso em diferentes localizações.
Ivo Sá, director de logística da empresa, conta que pretende com esta alteração reduzir o custo logístico em função desta centralização. “O investimento que realizamos tem um payback interior a um ano”, refere.
O novo espaço contempla “720m2 de chão, com uma área de armazenagem que pode chegar até ao triplo”. O mesmo encontra-se nas instalações da empresa, sendo que as mudanças estarão concluídas até ao final do primeiro semestre deste ano.
A CaetanoBus apostou também no desenvolvimento de um software à medida, específico para apoiar as entregas de material JIT e o planeamento de produção. “As soluções ERP standard não são, suficientemente, flexíveis para as nossas necessidades, pelo que optámos pelo desenvolvimento de aplicações web based que servem de apoio ao ERP convencional”, explica.
Além destas mudanças, Ivo Sá refere que “foi realizada uma grande mudança às linhas de produção da CaetanoBus, em parceria com o Instituto Kaizen”. Esta mudança, como refere, “envolveu a eliminação de um local de produção, pelo que foi necessário restruturar linhas, bordos de linha, meios de abastecimento e sistemas de apoio”. A empresa desenvolveu “um conceito inovador de abastecimento, o follow lead kit, com material que acompanha as nossas unidades, estabelecendo abastecimentos mais limpos à produção”. A empresa utiliza técnicas de acompanhamento, como o kaizen diário, sala obeya, entre outros, “para concretizar este projecto, que reduziu a nossa área de produção em mais de 15%, com um aumento de produtividade de picking de 47%”.
A CaetanoBus está também a trabalhar para implementar um milk run para determinados tipos de materiais, com diversos fornecedores e irá alargar os abastecimentos sincronizados a toda a cadeia de abastecimento local para posteriormente avançar a nível ibérico.
A CaetanoBus, sedeada em Vila Nova de Gaia, dedica-se à produção de autocarros e carroçarias montadas em chassis de várias marcas e com diferentes especificações, destinadas a serviço de turismo, transporte interurbano e serviço de aeroporto. Grande parte da sua produção destina-se à exportação.