Entre Março e Dezembro de 2021, a Bolloré Logistics Malawi realizou o transporte para o Projecto Golomoti Solar, transportando um carregamento completo de 221 TEUS de painéis solares, baterias e outro equipamento da China para o Malawi. Apoiando-se na sua experiência neste campo, a Bolloré Logistics foi capaz de fazer parte de um projeto “histórico”, na instalação do primeiro parque solar com recurso a um sistema de armazenamento de energia em baterias e ligação à rede na África Oriental.
A empresa apoiou o projeto energético, transportando 121 TEUS de painéis solares e outros equipamentos de vários portos na China e 100 TEUS de baterias e outros equipamentos variados do porto da Beira até à fábrica de Golomoti, localizada no distrito de Dedza – aproximadamente 100 km a sudeste de Lilongwe.
A Bolloré Logistics operava em nome de duas empresas, InfraCo Africa, parte do Private Infrastructure Development Group, e do seu parceiro neste projeto, o produtor independente de energia JCM Power, uma empresa canadiana de energia renovável, que se comprometeu a co-financiar a construção do Projecto Solar Golomoti.
“Temos orgulho em ser o parceiro logístico de um projecto de tal magnitude. Este vai contribuir para a eliminação progressiva de importações de energia dispendiosas e redução das emissões regionais de CO2, vai ainda contribuir para uma maior confiança dos investidores e para crescimento económico do Malawi. Enfrentámos muitos desafios, mas o principal foi a escassez global de contentores marítimos em 2021, causados principalmente pela pandemia de Covid-19. Graças à nossa perícia em logística, fomos capazes de entregar o equipamento solar necessário e assegurar que este complexo projeto fosse completado dentro do prazo previsto”, afirmou Valery Djamby, Director Geral da Bolloré Logistics no Malawi.
A Golomoti Solar será a primeira central solar fotovoltaica à escala comercial no Malawi a incluir um BESS (Sistemas de Armazenamento de Energia por Bateria), o que facilitará o fornecimento de necessária energia limpa à rede elétrica nacional do Malawi. A fábrica tem a capacidade de produzir 60MW por ano e vai fornecer eletricidade a aproximadamente 75 000 lares no Malawi. Estará totalmente operacional até ao final de Março de 2022.