O bilstein group, fabricante e fornecedor de peças de reposição automóvel, deu início à construção do novo centro logístico em Gelsenkirchen, na Alemanha. Um edifício que ocupa uma área de aproximadamente 45.000 metros quadrados está agora a ser construído com um sistema de logística de raiz e que é já amplamente automatizado. No futuro, as peças serão enviadas para todo o mundo a partir daqui.
«Estamos satisfeitos com o início da construção. A área de Gelsenkirchen oferece-nos as oportunidades ideais de expansão – agora e no futuro, uma vez que nos permite expandir significativamente as dimensões do edifício», afirma Jan Siekermann, Director-Geral do bilstein group. No total, o bilstein group está a investir mais de 100 milhões de euros neste novo edifício. A conclusão está prevista para meados de 2022. Serão criados cerca de 160 empregos, a partir do momento em que o centro logístico entrar em operação. Em plena capacidade, este número pode aumentar até aos 400.
Segundo o grupo, o centro logístico será construído de acordo com o padrão KfW55. «Isto significa que será consumida menos 45% de energia comparativamente com um novo prédio. Esta é uma situação extremamente rara no sector industrial.» O bilstein group também se foca na eficiência energética noutras áreas: está já planeado um «grande sistema» fotovoltaico, complementado por cerca de 15.000 metros quadrados de telhados verdes. Por fim, o calor deverá ser gerado pelo aquecimento urbano.
A empresa Upper Palatinate, IGZ Automation GmbH, foi a seleccionada para o planeamento logístico. «Durante o planeamento deste projecto, foi-nos dada a oportunidade de contribuir com toda a nossa experiência e competências com ideias inovadoras», disse Alfred Meyer, director administrativo da IGZ. «Com a utilização do SAP EWM – Extended Warehouse Management – software de gestão de armazém e fluxo de material, o bilstein group está preparado da melhor forma para os requisitos futuros da logística 4.0».
De salientar que o bilstein group fornece mais de 60.000 peças de reposição para reparações profissionais de veículos, em mais de 170 países.