Automação nos armazéns vai crescer em 2024

Em resultado da pandemia e das baixas taxas de juros a um nível recorde em 2019/2020, houve um aumento significativo do comércio eletrónico que levou a um aumento na construção de armazéns e, consequentemente, um aumento nos investimentos em automação de armazéns.

No entanto, agora que as vendas de comércio eletrónico abrandaram e as taxas de juro subiram, o mercado assistiu a um declínio na construção de armazéns, o que levou a um abrandamento correspondente nos investimentos em automação dos mesmos. A entrada de encomendas para a automatização fixa terá sofrido uma contração de cerca de -8% em 2023, mas espera-se que a entrada de encomendas para a automatização móvel cresça 38% ao longo do ano, proporcionando uma almofada contra o declínio global do mercado.

O abrandamento está a ser mais sentido nos mercados verticais com elevada exposição ao e-commerce, tais como mercadorias em geral, mercearias e vestuário. Estes mercados são frequentemente designados por mercados verticais a jusante, porque estão a jusante na cadeia de abastecimento e mais próximos do consumidor. Por outro lado, os sectores verticais a montante, como a indústria transformadora de bens duradouros, tiveram um desempenho relativamente bom, impulsionado pela tendência para o nearshoring e a consequente construção de fábricas nos EUA e na Europa. De facto, espera-se que o sector de produção de bens duradouros tenha sido o mercado vertical de mais rápido crescimento para a automatização de armazéns em 2023, com um crescimento das receitas de 6%.

“A ascensão e queda da construção de armazéns levou a um aumento e diminuição correspondentes das soluções de automatização de armazéns de ponta a ponta”, afirmou Rueben Scrivern, diretor de investigação da Interact Analysis .” As instalações de raiz são mais adequadas para soluções completas complexas e de grande dimensão, enquanto a reconversão de instalações é mais adequada para soluções pontuais mais pequenas que automatizam fluxos de trabalho específicos, como os robots móveis. Uma vez que a percentagem de instalações industriais abandonadas aumentou, a percentagem de soluções pontuais (em relação às soluções completas) também aumentou. Por conseguinte, os fornecedores de automação que podem fornecer soluções para instalações industriais abandonadas e projetos de automação de centros de distribuição existentes terão um bom desempenho a curto prazo.

“Globalmente, as nossas projeções para 2024 e anos seguintes são pessimistas. Embora esperemos que as taxas de juros permaneçam altas no próximo ano, a construção de armazéns aumentará e resultará num aumento na entrada de encomendas de automação de armazéns na segunda metade de 2024 e em 2025”, concluiu o responsável.

 

Fonte: Interact Analysis

Written by