A Auchan Retail criou a U2A, a sua própria central exclusiva para gerir as suas compras em 9 dos 11 mercados onde está presente: Espanha; França; Luxemburgo; Portugal; Hungria, Polónia; Rússia; Ucrânia e Roménia.
O seu objectivo passa por optimizar os seus sortidos junto dos fabricantes de grande consumo, desenvolver planos de negócio e compartilhar dados e promover projectos internacionais de RSE ou supply chain.
Esta decisão surge poucas semanas após a confirmação da dissolução da central de compras e serviços Horizon, que agrupava as actividades da própria Auchan Retail, bem como do Groupe Casino, Metro Group, DIA Group e Schiever. Entre os objectivos da nova central de compras está a partilha das negociações de serviços com fornecedores de grandes marcas internacionais.
Até agora, o diálogo com as grandes marcas era feito através da Horizon. Com a U2A, a comunicação entre o fabricante e a Auchan é simplificada, concentrando-se mais na sua capacidade de execução, no desempenho do fabricante nas lojas da Auchan nesses nove países, bem como no seu sortido.
Segundo o portal LSA, a empresa considera que as grandes alianças de compra entre distribuidores já não fazem hoje sentido, pois “não criam valor suficiente e estão em declínio”, como a própria empresa retalhista comunicou aos seus fornecedores.
Da mesma forma, a responsabilidade social empresarial (RSE) também será objecto de análise nesta nova entidade, tendo como eixos principais o combate à proliferação do plástico e a redução da pegada de carbono.