Arranca projecto europeu para partilha de informação logística
4 de Outubro de 2016
O projecto europeu SELIS (Shared European Logistics Intelligent Informatione Shape), financiado pela União Europeia através do programa H2020, arrancou recentemente. A iniciativa conta com um consórcio de 38 stakeholders europeus, entre eles, a Sonae.
O SELIS quer unificar o negócio, tecnologia e capacidade de inovação em cadeias de abastecimento sustentáveis, tendo em vista a criação de um espaço europeu partilhado de informação inteligente, com o claro objectivo de alcançar uma redução de 30% no consumo de energia e gases com efeito de estufa.
A iniciativa conta com um consórcio forte que inclui parceiros interessados no âmbito da logística e fornecedores de tecnologia, os quais podem aproveitar os resultados de mais de 40 projectos europeus, cujo objectivo é o de criar uma plataforma de comunicação e navegação comum para aplicações de logística paneuropeias.
O SELIS é uma rede de comunidades logísticas que partilham espaços de informação inteligente, designados por SELIS Community Nodes. Estes são construídos por comunidades logísticas individuais, as quais pretendem facilitar o desenvolvimento da próxima geração de cadeias de transporte sustentáveis, colaborativas, responsivas e ágeis.
Os resultados do projecto, com duração de 36 meses, estarão disponíveis em forma de infra-estruturas cloud, facilmente destacáveis, alinhadas com as normas industriais, padrões de operação e reconhecidas como as melhores práticas para garantir a qualidade do serviço, experiência e alta disponibilidade.
O projecto SELIS recebe fundos do programa Horizon2020 da União Europeia. Este é o maior programa de investigação e inovação da UE, com um fundo disponível de quase 80 mil milhões de euros, disponíveis por um período de sete anos.