O ISCTE acolheu no dia 18 de Novembro o Seminário da APor-iD (Associação Portuguesa para a inovação e desenvolvimento) – “A inovação ao Serviço da Economia”. Neste seminário foram abordadas várias áreas onde a inovação tem marcado presença, desde os recursos humanos ao Shipping.
A inovação enquanto ferramenta fundamental na transformação de processos e pessoas, conduz ao sucesso das empresas. Neste âmbito José Guilherme Tavares, abordou a temática da inovação como ferramenta para aumentar a competitividade organizacional num mercado cada vez mais global e competitivo.
Por outro lado, Pedro Galveia abordou a inovação na óptica do Shipping, focando a aposta na conectividade – entre navios, terminais e autoridades portuárias – dando a conhecer vários exemplos que têm sido aplicados a esta actividade.
Outros oradores deram a conhecer com mais detalhe a gestão Lean aplicada à indústria 4.0, os desafios na implementação da fábrica inteligente, a inovação como ferramenta estratégica e os novos desafios colocados aos recursos humanos.
Numa tarde dedicada à inovação que contou também com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Oeiras, para falar sobre o Oeiras Valley, a Apor-iD (Associação Portuguesa para a inovação e desenvolvimento), deu assim o seu contributo para a difusão de ferramentas fundamentais para tornar as organizações mais eficazes e eficientes.