Na passada sexta-feira dia 15 de julho a APLOG – Associação Portuguesa de Logística, em conjunto com a Accenture deu a conhecer os vencedores dos prémios PEL de 2022. O “PEL” – Prémio de Excelência Logística tem como objetivo estimular o desenvolvimento de boas práticas da logística em Portugal, prestando um reconhecimento público dos projetos e organizações que contribuem para o progresso e inovação nesta área.
O prémio de Personalidade do ano foi entregue a Luís Moutinho CEO da Sonae MC, que começou a sua carreira no grupo pela área logística. Este prémio pretende distinguir os profissionais cuja carreira inspira, não só pelo contributo dado para o desenvolvimento das melhores práticas na área da logística, mas também pelo mérito, progresso e atingimentos em termos de carreira. “Penso na Logística todos os dias! Os nossos resultados não seriam possíveis se não tivéssemos sempre presente a logística em todos os momentos. Ainda recentemente na pandemia foi fundamental o papel da logística como parte da resposta que tivemos que dar aos nossos Clientes.” refere Luís Moutinho.
O PEL Empresa foi entregue à Sonae MC com um projeto de reconfiguração de toda a sua arquitetura logística, que permitirá à empresa encarar os próximos 10 anos sem sobressaltos. O prémio foi entregue pelo seu patrocinador, a LPR. Foi também atribuída uma menção honrosa aos CTT pelo projeto “A transformação logística e digital das operações internacionais de correio”.
O novo PEL Startup foi entregue pela MAERSK ao CEO da Meight Technologies S.A., Luís Gonçalves Mendes, vencedor desta nova categoria com o projeto Meight – Driving Together.
Por último, o PEL Academia reconheceu, pelas mãos da Luís Simões seu patrocinador, a Universidade do Minho, pelo projeto internacional DIABO (Data Intelligence and Analytics for Business Operations), uma parceria da Universidade do Minho com a BOSH internacional, que pilotou o projeto em Portugal, mas já o exportou para diversas subsidiarias da marca em vários países europeus.
“Esta edição do PEL de 2022 é especial pois marca um recomeço, com um novo formato que acreditamos que vem reforçar o compromisso da APLOG de contribuir para o desenvolvimento das melhores práticas na logística. Acreditamos que esta partilha e reconhecimento servem de estímulo a novas iniciativas, fomentando a inovação e elevando standards em projetos nas áreas de logística e supply chain. “comenta Raul Magalhães, Presidente da APLOG.