A APLOG – Associação Portuguesa de Logística e a KPMG Portugal estão a realizar um estudo sobre o sector logístico, em Portugal. «Num contexto pandémico onde este sector tomou proporções e dimensões muito importantes, em termos da procura, este estudo pretende ser a referência no mercado onde a informação sobre o sector é escassa e desagregada», segundo comunicado.
Com lançamento previsto para o final de Janeiro de 2021, este estudo será uma radiografia ao estado do sector a nível nacional, respondendo a questões centrais como: Quem são os actores críticos no País? Como comparamos a realidade portuguesa com o benchmark internacional? Quais os grandes riscos e oportunidades para a logística nos próximos anos? Além de avaliar a importância da Logística para o desenvolvimento da economia nacional.
Raul Magalhães, Presidente da Direcção da APLOG, explica que «este estudo vem trazer-nos uma visão global, agregadora e objectiva, cuja riqueza de conteúdos garante potenciar o conhecimento e assegurar melhorias ao longo da cadeia e que constituirá um instrumento fundamental para novos investimentos, permitindo (re) definir estratégias, (re) pensar processos e (re) formular competências no contexto dos desafios actuais e futuros».
Já Fernando Mascarenhas, Partner de Advisory Services da KPMG Portugal, sublinha que «a logística é cada vez mais a face visível (e por vezes a única face física) numa jornada de experiência de cliente, uma constatação que é verdade para muitas categorias e muitas empresas, e está apenas a ser acelerada num contexto de pandemia».
Esta análise englobará todos os sectores económicos do país, dando destaque ao Agroalimentar, Automóvel, Retalho & e-commerce, Pasta de papel, Têxtil e Vestuário e Calçado. A metodologia utilizada para obter as melhores conclusões prevê uma abordagem em várias etapas: (i) Perspectiva Geral; (ii) A Logística em Portugal; (iii) As análises à oferta e à procura; (iv) As perspectivas e os desafios para o futuro, num horizonte a dez anos.