Âncora Prateada automatiza processos logísticos com PHC
9 de Setembro de 2014
A Âncora Prateada, empresa com actividade no sector da distribuição de produtos alimentares, automatizou alguns processos de forma a agilizá-los, quer ao nível do registo de encomendas e cobranças pela equipa comercial, quer ao nível dos seus processos logísticos internos, nomeadamente picking e inventários. A aposta assentou na implementação do software de gestão PHC.
A Âncora Prateada conta actualmente com armazéns de frio e frescos. Devido ao seu crescimento e à mudança de paradigma do mercado de produtos alimentares, sentiu necessidade de automatizar os seus processos.
Paulo Paiva das Neves, director-geral da empresa, salienta num comunicado da PHC que notou “uma necessidade cada vez maior de dotar a equipa comercial com uma solução móvel que funcionasse em terminais portáteis, como PDA e tablets, de forma a que o registo das encomendas pudesse ser efectuado de forma rápida e isenta de erro, e que estas fosses, automaticamente, criadas no software de gestão PHC sem qualquer intervenção humana”.
O projecto foi liderado pela Bluecorp em conjunto com a Winsig, que implementarem o PHC Advanced CS, com os módulos de gestão e lotes. Os mesmos integradores também adaptaram a solução, desenvolveram sobre a plataforma PHC as ferramentas necessárias e deram ainda formação contínua às mais de 30 pessoas que terão contacto directo com a aplicação.
No fim da implementação, a Âncora Prateada conseguiu eliminar o uso de papel no armazém, fez com que os pedidos de encomenda passassem a chegar à base em tempo real e passou a fazer a facturação directa do processo de picking. Como resume Paulo Paiva das Neves, a empresa “atingiu uma integração total”.
“O tracking dos produtos expedidos para cada cliente está assegurado, sendo possível consultar no software PHC quais os lotes de cada produto que foram entregues a cada cliente”, aponta o responsável. Foram também customizadas e criadas algumas funcionalidades de forma a permitir validar o processo de satisfação de encomendas, emissão de facturas de forma automatizada e a disponibilização, quer ao responsável do armazém, quer à gestão de um dashboard que permite monitorizar os processos de picking e entrega de mercadoria aos clientes em tempo real”.