Focada no mercado doméstico, a Sociedade da Água de Monchique SA é um dos principais players nacionais no segmento das águas minerais. A empresa tem pautado a sua atividade pela inovação, digitalização e sustentabilidade como explica Vítor Hugo Gonçalves, CEO da Sociedade da Água de Monchique, em entrevista à Logística Moderna.
Logística Moderna – Seria possível fazer uma apresentação da empresa Água Monchique?
Vítor Hugo Gonçalves – A Sociedade da Água de Monchique SA explora a concessão pública da água mineral de Monchique desde 16 de dezembro de 1992. Distinguida com o estatuto de PME Excelência é, atualmente, um dos maiores players no mercado nacional. As instalações fabris localizam-se nas Caldas de Monchique, Algarve, numa área protegida superior a 50 hectares, em que a preservação dos aquíferos é o fator crítico essencial. A Água Monchique distingue-se pela sua unicidade, resultado de uma composição físico-química natural, onde se destaca o seu elevado pH natural de 9,5. Em 2021 viu a inovação e a sustentabilidade das suas embalagens ser distinguida com o galardão Produto do Ano – Escolha do Consumidor. Em 2022 repetiu o feito com a Monchique Sport 100% e com o Ecopack Monchique 10L. Já este ano, a Água Monchique foi também distinguida pelo International Taste Institute com o galardão 3 estrelas do “Superior Taste Award” e com duas medalhas Ouro e uma Grande Ouro da Monde Selection. A sustentabilidade é uma das missões da Água Monchique. Recentemente viu o seu esforço ser mais uma vez reconhecido com a atribuição do Certificado de Energia Verde. Este selo atesta que a energia consumida na unidade de produção da Sociedade da Água de Monchique provém, em exclusivo, de fontes renováveis. Atualmente a Água Monchique está presente nos mercados da China, Arábia Saudita, Maurícias, Canadá, Guiné Bissau e vários países europeus com destaque para Espanha. A Sociedade da Água de Monchique é a única empresa de água a disponibilizar uma app – a myMonchique-. É também responsável pela chegada ao mercado da primeira garrafa de água portuguesa 100% reciclada, a Monchique Sport 100%, e pela inovadora embalagem familiar – o Ecopack Monchique 10L. Em parceria com a Fundação Mirpuri e com a Universidade do Minho integra o consórcio para o desenvolvimento da primeira embalagem portuguesa 100% biodegradável – a The Good Bottle. Está ainda a desenvolver o primeiro dispensador de água automático e inteligente – o Nommo Smart Water Pump…entre muitos outros projetos.
Quantas pessoas trabalham na empresa?
Atualmente, a Sociedade da Água de Monchique emprega cerca de 80 colaboradores.
Capacidade de 140 milhões de litros/ano
Que quantidade de água produzem/engarrafam por ano?
A Água Monchique é captada na Serra de Monchique e é engarrafada na nossa unidade industrial. Temos capacidade para engarrafar anualmente, e fruto do investimento que concluímos no final de 2019, cerca de 140 milhões de litros/ano. Em 2021, tivemos o nosso melhor ano de sempre com cerca de 110 milhões de litros de água vendidos.
Como é gerido o processo das garrafas de vidro? Como funciona a logística inversa?
Todas as nossas embalagens são 100% recicláveis e têm incorporado 30% de material reciclado. Não poderia ser de outra forma. A sustentabilidade e a diminuição do impacto da nossa atividade no planeta são uma preocupação constante na nossa operação. As garrafas de vidro são adquiridas numa vidreira e transportadas por via rodoviária até à nossa unidade fabril. Optamos por uma tara perdida em virtude da complexidade logística para a reutilização.
No caso das garrafas pet, estas são produzidas junto ao local de captação da água?
Todas as embalagens PET da Água Monchique são produzidas na nossa unidade industrial. No caso específico do Ecopack Monchique, este é montado na unidade fabril, mas os componentes são fabricados fora.
Reinventar e a reajustar
os processos produtivos e logísticos
A água de Mochique tem preocupações ambientais como se pode ver por algumas inovações, a 100% reciclada, o Eco Pack 10L, uma garrafa biodegradável sem plástico. Seria possível explicar a vossa política ambiental?
O nosso compromisso é reduzir ao mínimo o impacto da nossa atividade no planeta e como tal estamos sempre a reinventar e a reajustar os processos produtivos e logísticos a métodos mais sustentáveis e ecológicos. E foi este compromisso que nos levou a realizar um investimento de 8.5 milhões de euros em tecnologia de ponta e máquinas de alta cadência, tendo em vista o reforço da oferta do nosso produto, da atratividade do nosso packaging, mas também da eficiência da nossa unidade produtiva.
Disponibilizamos ao mercado apenas opções de plástico 100% reciclável e diminuímos o consumo de PET virgem em toda a cadeia de produção. Incorporamos 30% de PET reciclado nas garrafas da Água Monchique, cumprindo desde 2020 os objetivos europeus delineados para 2030, 10 anos à frente do seu tempo. A eliminação do consumo de plástico retrátil na tara de cinco litros permite poupar cerca de 25 toneladas por ano. Reduzimos em mais de 16% o peso do plástico do garrafão de cinco litros, o que nos permite poupar cerca de 147 toneladas de PET em 2022 apenas nesta tara.
Também assinamos o Pacto Português para os Plásticos, um acordo que incentiva e defende a criação de soluções para uma economia circular. De momento, já implementamos um projeto-piloto com 23 máquinas de reciclagem em troca de dinheiro espalhadas por todo o país e cujos resultados se revelaram um enorme sucesso permitindo a recolha seletiva de mais de 300 toneladas de plástico. Está já planeado a expansão deste projeto com a implantação de 3600 máquinas por todo o país que provisionalmente permitirão a reciclagem seletiva de mais de 47 milhões de toneladas de PET e quase 2000 milhões de embalagens.
Armazém semiautomático
avançado em Portimão
Onde está situado a vossa plataforma logística? De que tipo de equipamentos está dotado? Qual o nível de automação?
A nossa plataforma logística está localizada em Portimão e é para a Água Monchique um investimento fundamental na diminuição do lead time de entrega. É um armazém semiautomático avançado, essencial no apoio às operações de abastecimento a nível nacional. A infraestrutura dispõe de uma área de 4.000 metros quadrados, com seis cais de carga e descarga em simultâneo. Este espaço permite obter ganhos de eficiência e um incremento de movimentos de cargas e descargas, bem como um aumento substancial de capacidade de stock.
A água depois de engarrafada quanto tempo em média fica no armazém?
A água Monchique é uma água mineral natural, captada e engarrafada tal como sai da captação. Fica sempre 48h antes de ser expedida como garante da qualidade que é exigida ao produto.
Têm outros armazéns no país? Em que zonas?
A Água Monchique dispõe, atualmente, de três armazéns logísticos que ultrapassam os 6 mil m2 e armazenamento para mais de 6 mil paletes: um em Monchique na unidade fabril, a Plataforma Logística em Portimão e outro em Silves.
«Elevado custo
na componente de transporte»
Como funciona a distribuição? Fazem-no com meios próprios ou em outsourcing? Os veículos mais amigos do ambiente já são uma aposta?
A distribuição é feita maioritariamente em regime de outsourcing. Apenas na região do Algarve fazemos distribuição direta. Renovámos recentemente a nossa frota de camiões para veículos modernos e menos poluentes. Desta forma, podemos dar também, nesta área, o nosso contributo para a sustentabilidade ambiental.
Ao contrário do que acontece em muitos dos outros sectores da economia, as empresas que engarrafam águas regra geral não estão localizadas perto de grandes centros populacionais. A Água Monchique encontra-se na Serra Algarvia, em Monchique. Que implicações é que isto trás à vossa logística?
As unidades de engarrafamento encontram-se localizadas junto às suas captações. No nosso caso, nas Caldas de Monchique em plena zona protegida da Serra algarvia de Monchique. A nossa localização acarreta um elevado custo na componente de transportes, considerando que estamos num extremo de Portugal. Existindo pouca indústria no Algarve, uma região de maior consumo do que de produção, beneficiamos da oferta de cargas de retorno para o resto do país.
A importância da digitalização
no modelo de negócio
Em termos de digitalização, quais têm sido as apostas e quais as mais-valias?
A digitalização é essencial no presente e no futuro das empresas e passa não só pela mudança de suportes e ferramentas, mas também pelo próprio modelo de negócio. É transversal a todos os departamentos -produção, logística, administrativo, comercial, rh, marketing …. A transformação digital representa uma oportunidade para as empresas se tornarem mais competitivas, mais eficientes na análise de dados e mais inteligentes na forma como se relacionam com os seus diferentes públicos. A digitalização assente em três vetores fundamentais: modelo de negócio, processos internos e relação com o cliente e consumidores. Na Água Monchique a digitalização assume especial importância na estratégia e no sucesso da organização e, é de tal forma relevante, que contratamos recentemente um diretor de Inovação, Digitalização e Sustentabilidade que nos apoiará nesta transformação.
A empresa tem uma loja online. Como é que esta área tem crescido e quais os resultados?
A nossa loja online está disponível desde o final do primeiro semestre de 2020 e destina-se todos os nossos Monchique Lovers e a quem se identifica com os princípios e os valores preconizados pela nossa marca. A Monchique Store surge integrada na “nova era Monchique” e numa estratégia de comunicação global, onde o digital assume especial relevância na aproximação da marca aos consumidores. Integrada com o site oficial da Água Monchique, a loja online disponibiliza aos consumidores vários produtos originais, entre eles uma coleção de acessórios, um conjunto de Gift Boxes exclusivas e algumas das referências de água menos disponíveis no mercado, com destaque para o vidro. Os Monchique Lovers encontram ainda nesta montra digital uma coleção de canecas solidárias, assinadas por quatro agências de design. Está ainda disponível a coleção de moda Água Monchique, concebida em parceria com o estilista Gio Rodrigues e apresentada na ModaLX. Os resultados têm sido muito interessantes.
Este artigo foi publicado na edição 184 da Logística Moderna